O que você entende por etiqueta? São aquelas regras que aprendemos desde cedo e que ajudam na convivência civilizada entre pessoas nos mais diferentes ambientes. Mas, e a etiqueta profissional? Ela pode se mostrar nas mais variadas formas e com artistas digitais isso não é diferente.

Como você se comporta quando precisa passar arquivos ou material de projetos para outros profissionais? Seus arquivos possuem nomes que identificam o projeto? Tudo está organizado em diretórios específicos? A etiqueta profissional ajuda não só na convivência entre pessoas da mesma equipe, mas até mesmo nos ambientes acadêmicos.

Foi pensando nesse tipo de situação que surgiu o projeto Photoshop Etiquette que é direcionado especificamente para uso do Photoshop. Mas, depois de analisar as regras de etiqueta profissional recomendadas pelo projeto, percebi que os conceitos se aplicam em praticamente todas as áreas.

Etiqueta profissional

No Photoshop Etiquette você encontra uma série de guias e textos, que podem ser copiados de maneira gratuita no formato PDF. Tudo organizado nas seguintes categorias:

  • Arquivos
  • Camadas
  • Recursos (Assets)
  • Tipografia
  • Efeitos
  • Qualidade

Alguns dos tópicos são específicos sobre o Photoshop como é o caso das camadas e tipografia, mas podemos extrapolar os mesmos conceitos para outras ferramentas fazendo pequenas adaptações. Por exemplo, os nomes dos arquivos são universais. Mesmo que você use softwares como AutoCAD, Blender, SketchUp ou outros é possível usar as mesmas convenções para nomes.

Já para o caso de camadas, é possível usar os mesmos conceitos também mas com as camadas sendo usadas para outros princípios. Esqueça as máscaras ou efeitos, e lembre que os nomes das respectivas camadas podem ajudar na identificação do conteúdo dentro de cada grupo.

Qual a vantagem em visitar e usar esses conceitos dentro do Photoshop Etiquette? A grande vantagem é conseguir atribuir para os seus projetos uma organização e etiqueta profissional que será valorizada nos mais diversos ambientes.

O ponto negativo é que tudo está em inglês, mas é de fácil leitura e com linguagem simples. Vale a leitura e consulta.

Etiqueta profissional

Ainda não faz idéia de como usar o Photoshop para seus projetos de design ou arquitetura? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que ajudam a entender e usar softwares de design. Aqui estão os cursos recomendados: