Uma boa coleção de móveis e objetos pode fazer muita diferença no desenvolvimento de qualquer tipo de projeto, seja ele uma edificação simples ou então animações. É por esse motivo que sempre recomendo para os meus alunos, a criação de coleções de objetos para uso futuro. Você quer fazer o download de uma coleção gratuita de portas e janelas para SketchUp.

Um artista chamado Paul Russam compartilhou um conjunto muito interessante de portas e janelas para SketchUp nos fóruns do SketchUcation. Você pode fazer o download do material direto no formato SKP, o que faz a coleção ser compatível até mesmo com a versão gratuita do software.

Portas e janelas para SketchUp

Na coleção de portas e janelas para SketchUp você encontra 29 itens organizados em elementos que podem ser aplicados nos mais diversos ambientes. Desde portas para uso interno até mesmo modelos próprios para grandes ambientes como portas-janela.

Para conseguir fazer o download do material será preciso fazer um rápido cadastro no SketchUcation, que é totalmente gratuito. Os modelos estão bem organizados em componentes dentro do arquivo, que é relativamente pequeno. Apenas 3MB em tamanho, mas que não reflete a grande utilidade desse tipo de recurso como forma de acelerar o desenvolvimento dos projetos para arquitetura dentro do SketchUp.

Os componentes são uma forma rápida que o SketchUp tem de organizar blocos de conteúdo, que no caso dos projetos para arquitetura são exatamente os móveis e objetos. Esses componentes podem não só representar móveis criados por outras pessoas, mas você pode criar uma vasta biblioteca de objetos só com os componentes.

Depois de criados, eles podem ser facilmente adicionados e atualizados em projetos de visualização e modelagem. Uma das grandes vantagens é a possibilidade de atualizar o conteúdo dos componentes editando o conteúdo apenas de um deles. É o mesmo princípio que acontece com os “blocos” em softwares de CAD.

Usando portas e janelas para SketchUp

Ainda não faz idéia de como usar esses blocos? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito e conferir os treinamentos específicos sobre SketchUp e arquitetura para conhecer os métodos de modelagem e criação para arquitetura: