As capacidades de modelagem com SketchUp são ao mesmo tempo fator de limitação para o que você consegue criar no software, e também um dos seus destaques. Mas, como algo que limita a criação pode se tornar um destaque? A maneira simples com que o SketchUp aborda a modelagem de polígonos acaba restringindo a criação de objetos orgânicos, mas ajuda muito em áreas como arquitetura e engenharia.

Esse é um dos motivos pelos quais o software é adotado por profissionais de arquitetura, design e engenharia como opção para criar 3d para seus projetos. Seja na versão gratuita ou Pro. Quem já usou qualquer ferramenta de modelagem tridimensional, sabe que a repetição é uma poderosa técnica para criar elementos baseados em padrões.

Com o SketchUp você pode replicar elementos na cena usando algumas teclas de atalho simples, como o CTRL e digitando valores para cópias múltiplas. Mas, a operação só pode ser realizada no momento da cópia dos objetos. Caso você queira estender um pouco essa funcionalidade, é possível usar um plugin gratuito chamado Memory Clone.

Para fazer o download do plugin, visite esse endereço. É preciso apenas fazer o login no SketchUcation, e se você não tiver uma conta lá, o processo é todo gratuito.

Como funciona esse plugin? É bem simples, você realiza uma operação qualquer no SketchUp e depois disso pode clicar com o botão direito do mouse, sobre o objeto e escolher a opção “Play It Again”. Isso fará com que a operação seja repetida. O resultado será a repetição do comando, quantas vezes você quiser!

O vídeo a seguir mostra um exemplo do processo na modelagem com SketchUp:

É uma ferramenta útil para expandir a funcionalidade relacionada com a duplicação de formas e modelagem com SketchUp, e ajuda muito em projetos relacionados com arquitetura. Uma boa parcela das formas nesses projetos é baseado em padrões que são repetidos, e uma opção como essas ajuda muito.

Modelagem com SketchUp

Quer desenvolver ainda mais suas habilidades de modelagem com SketchUp? Recomendo visitar os cursos do EAD – Allan Brito relacionados com o tema: