Um dos grandes problemas relacionados com a produção de conteúdo audiovisual no Brasil é a falta de recursos financeiros, para investir em projetos de animação e jogos. Entre as formas de contornar essa falta de recursos temos a submissão de projetos para um dos editais que os governos federal, estaduais e até municipais realizam todos os anos.

Nos últimos dias começaram as inscrições para mais um desses editais oferecido pela ANCINE, que é especificamente direcionado para a produção de jogos digitais. Caso seu projeto seja selecionado, o valor do financiamento pode chegar até R$ 1 milhão. Para quem possui apenas uma idéia, é uma ótima forma de transformar seu jogo em realidade.

As inscrições para participar do edital já começaram desde o dia 06/12 e vão selecionar ao todo 24 projetos abrangendo segmentos como jogos para desktop, consoles e dispositivos móveis. Os trabalhos submetidos para o edital vão passar por processos seletivos, e caso sejam escolhidos podem começar a receber os recursos para a produção. Mais informações sobre o edital e links para inscrição podem ser encontrados diretamente nesse endereço.

ancine_ano3_500_px_85

Assim como acontece quando compartilho informações sobre editais públicos para financiamento de projetos, é sempre importante lembrar algumas coisas:

  • Faça um bom projeto do jogo, para ajudar no processo seletivo
  • Um bom projeto significa ter o game design e level design bem definidos
  • Use temas relacionados com a cultura e contexto do Brasil
  • Leia com muita atenção os requisitos do edital, para atender os requisitos
  • Organize uma equipe confiável para não ter problemas de execução no projeto
  • Caso seja escolhido, esteja preparado(a) para prestar contas de tudo no projeto

Essas são apenas algumas das dicas que passo para os leitores e alunos do EAD – Allan Brito sempre que surge um edital semelhante. É a oportunidade de colocar em prática o seu sonho de ter um jogo finalizado, e com recursos para investir em equipamentos e profissionais.

Qual o próximo passo? Começar a trabalhar na formalização do projeto!

Criando seu projeto de jogos digitais

O alicerce principal do projeto de jogos é o game design, que será a base para a organização de tudo relacionado ao game play e mecânicas do jogo. Você sabe criar um documento de design? No EAD – Allan Brito você encontra cursos relacionados com esse tema, e conta até com modelos prontos de documentos de design para download: