A produção de jogos 2D ainda é um grande mercado em potencial, que admite a criação de inúmeros tipos de projetos. Mas, para conseguir acelerar as coisas você tem que investir nas ferramentas e opções certas. Quem já trabalhou com animação 2D sabe que é incrivelmente trabalhoso criar movimento em duas dimensões. No Unity existem pacotes especializados em trabalhar com esse tipo de movimento em jogos 2D.

Um dos pacotes mais poderosos para trabalhar com animação 2D de personagens em jogos desenvolvidos no Unity, agora será distribuído de maneira gratuita. Até pouco tempo atrás você tinha a possibilidade de adquirir na Asset Store do Unity o Anima 2D que ajuda na criação de esqueletos/rigs para personagens 2D. O que resultava no desenvolvimento mais rápido de animações.

anima2d_unity_500_px_85

No blog da Unity Labs foi anunciado que o pacote agora será integrado com o Unity, e em Janeiro de 2017 você já vai conseguir adicionar o Anima 2D como um pacote personalizado na própria instalação do software. Ainda de acordo com o artigo que divulgou a notícia, o objetivo dessa liberação é integrar os recursos do software na própria Engine.

Então, para quem desenvolve jogos bidimensionais no Unity, será uma questão de aprender as novas opções derivadas do Anima 2D. No site da ferramenta você pode encontrar, por tempo limitado, algumas informações sobre o funcionamento da ferramenta e tutoriais. É bem provável que no futuro tudo seja migrado para a documentação do Unity.

Existe também um arquivo PDF que explica em detalhes o funcionamento do Anima 2D e algumas das suas vantagens. Quem já fez uso de ferramentas relacionadas com animação 2D vai reconhecer diversas opções, até mesmo associadas com animação 3D. É uma adição incrível aos recursos do Unity e deve ajudar bastante na criação de projetos ricos em animação de personagens 2D.

Como fazer o download do pacote? Ele deve acompanhar uma futura atualização do Unity! É só aguardar que ele será adicionado de maneira automática.

Desenvolvimento de jogos no Unity

Aprenda a trabalhar com desenvolvimento de jogos no Unity com os diversos cursos relacionados com o tema no EAD – Allan Brito. Você pode criar não só jogos em 2D mas até projetos usando VR: