Na modelagem para arquitetura em qualquer tipo de software ou contexto, existe um tipo de superfície que será a mais usada em praticamente todos os projetos; a parede de tijolos. As formas que podemos usar para reproduzir esse tipo de superfície são as mais variadas e abrangem desde a criação individual até o uso de imagens.

A forma mais rápida e fácil de criar paredes de tijolos é com o uso de texturas, pois você não precisa se preocupar com a modelagem de cada objeto individual. Mas, apesar de ser rápido de criar o uso de superfícies inteiras baseadas apenas em texturas apresenta alguns pontos negativos. O primeiro deles está relacionado com animação e física.

Os movimentos ou dinâmica que pretendem destruir a parede vão deixar bem claro que o objeto é formado por um volume único. Se você pretende trabalhar com animações em timelapse o uso de texturas também não será indicado, pois ficará difícil fazer a evolução da construção por cada tijolo.

Para os artistas digitais que fazem uso do 3ds max um script pode ser a solução para criar de maneira rápida paredes de tijolos. Com o Brick Wall Builder você será capaz de construir de maneira extremamente rápida estruturas baseadas apenas em tijolos de diversas maneiras diferentes.

brickwall_builder_500_px_85

Um dos pontos positivos do script é que além de criar a estrutura dos tijolos em 3d, é possível adicionar variações na forma com que a estrutura dos tijolos é montada. Por exemplo, você pode optar por adicionar uma inclinação aos objetos que formam a parede. É algo incomum na prática da construção, mas que pode ajudar na simulação de estruturas baseadas apenas em tijolos.

O Brick Wall Builder é totalmente gratuito e está disponível para o 3ds max apenas, mas como diversos leitores do site acabam usando a ferramenta como base para criar modelos voltados para arquitetura o recurso pode ser útil.

Para fazer o download do plugin, visite esse endereço.

Modelagem e visualização para arquitetura

Se você pretende se especializar na modelagem e visualização para arquitetura o EAD – Allan Brito possui diversos cursos específicos sobre esse tópico que podem interessar você: