Os mapas normais são uma parte extremamente importante de qualquer projeto relacionado com a visualização tridimensional, pois permitem atribuir a superfícies lisas uma rugosidade única. Com esse tipo de textura especial você consegue simular ranhuras e pequenos detalhes, sem a necessidade de criar em 3d essas superfícies.

Um dos grandes problemas para usar os mapas normais é que você não encontra de maneira fácil esses recursos em bibliotecas gratuitas de texturas. É mais comum encontrar mapas do tipo Diffuse que representam apenas a cor dos materiais. Com essa textura em “mãos” você precisará converter a mesma para o tipo especial de mapa normal.

As técnicas e procedimentos para gerar esses mapas normais envolvem desde o uso de scripts ou ferramentas especiais associadas as placas de vídeo. Mas, e se eu disser que existe um website próprio para fazer essas conversões de maneira gratuita?

smartnormal500_px_85

Com o SmartNormal você será capaz de gerar mapas normais de maneira automática e tudo online. O funcionamento é extremamente simples, e requer apenas que você faça o upload da textura. No próprio site ficam disponíveis os controles para ajustar o nível do mapa normal. Quando tudo estiver de acordo com as suas especificações do projeto, basta salvar a imagem para fazer o download.

Esse sistema é um dos melhores recursos para profissionais relacionados com a visualização de projetos 3d, pois permite converter bibliotecas inferiras de texturas sem mapas normais. Algumas bibliotecas antigas de texturas que estavam aqui sem esse recurso, agora já possuem respectivos mapas normais para aplicação em jogos e outros projetos.

Um dos melhores recursos para começar a aproveitar os mapas normais é com o design de cenários e projetos relacionados com jogos digitais. Em superfícies lisas que em teoria precisariam de pequenos polígonos para receber detalhes, você acaba aproveitando as texturas e conseguindo bons resultados no detalhamento com o mínimo de polígonos.

Já mencionei que o SmartNormal é totalmente gratuito? O recurso deve estar na lista de preferidos dos artistas 3d para começar bem 2017!

Usando mapas normais em projetos de visualização

Ainda não faz idéia de como funciona a gestão de materiais e outros recursos em softwares 3d e engines para jogos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos recursos que ajudam a aplicar esses mapas normais: