Em qual software você costuma começar seus projetos relacionados com visualização 3D? Uma boa parcela dos artistas prefere realizar a modelagem dos projetos no seu software mais familiar. Isso representa não só um aumento na produtividade, mas também acaba se tornando um pequeno problema em termos de fluxo de trabalho. Por exemplo, se o seu software preferido não exportar arquivos em formatos amigáveis?

Os formatos chamados amigáveis são os que possuem bom histórico de compatibilidade com múltiplas ferramentas como é o caso do OBJ, que é aceito por praticamente todos os softwares. É bem diferente de formatos proprietários como o DWG, que limitam o ecossistema apenas aos produtos da Autodesk, ou que tenham capacidade de usar essas informações.

Se o seu software de preferência for o AutoCAD, você possui poucas opções relacionadas com a saída dos seus projetos para outros softwares. Quer expandir as possibilidades de uso do AutoCAD? Com o uso de um pequeno script desenvolvido em AutoLISP você será capaz de exportar modelos 3d criados no AutoCAD para OBJ.

Para fazer o download do script basta visitar esse endereço, que leva até o fórum Blenderartists. O script foi criado por um desenvolvedor chamado 1D_Inc, que mantém as versões e informações sobre a ferramenta atualizadas diretamente no fórum.

autocadobj_500_px_85

Qual a vantagem em usar o formato OBJ como saída do AutoCAD? A resposta é simples: flexibilidade. Com o uso do formato OBJ você tem mais opções para manipular as informações que saem do AutoCAD. Por exemplo, será possível importar os arquivos para softwares que não tem suporte pleno ao DWG. O próprio Blender não tem dificuldades com o DWG, mesmo usando scripts em Python para ajudar.

Como os arquivos OBJ são baseados em texto será fácil aplicar sistemas de automação para fazer a conversão em outros tipos de arquivos para uso no SketchUp e até mesmo sistemas baseados em VR. As opções são as mais diversas.

Aprendendo modelagem 3D e AutoCAD

Você tem interesse em aprender a trabalhar com o desenvolvimento de modelagem 3d para os mais variados propósitos? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito e conferir os diversos cursos relacionados com o tema disponíveis no site: