O mercado de visualização para arquitetura está cada vez mais abraçando novas tecnologias e recursos para apresentar seus projetos, seja por meio de dispositivos móveis ou então sistemas em VR. Mas, apesar de ser uma demanda crescente do mercado, algumas pessoas ainda sentem falta de ter um exemplo para uso no seu aprendizado.

Quer visualizar um projeto criado em 360 graus para arquitetura que pode servir de exemplo? Nesse link, você pode conferir um ótimo exemplo online de visualização para arquitetura otimizado para navegadores web. O mesmo sistema pode ser adaptado para dispositivos como óculos VR.

Um dos segredos para conseguir produzir esse tipo de material está na organização do projeto com um todo. Você vai reparar que a câmera está em pontos fixos no cenário, então apesar de parecer um projeto único são três rendera diferentes. Cada um com pontos de vista específicos.

arquiteturavr_exemplo_500_px_85

Outro aspecto importante da navegação como um todo é que a “regra de ouro” da modelagem para arquitetura, que determina a criação apenas do que será enquadrado na câmera não vale nesse caso. Como a visão será de 360 graus será inevitavelmente necessário trabalhar na estrutura do modelo 3d como um todo.

O segundo aspecto que seve ser planejado é a navegação por meio do “teleporte”. Ao acionar os links nas imagens você percebe que a câmera “pula” para a posição especificada. Isso evita que sejam criados ambientes totalmente 3d no navegador, economizando recursos e mantendo a visualização compatível com múltiplos dispositivos.

É preciso escolher os pontos que devem servir de base para os links em cada ambiente. Depois é só montar a estrutura de navegação, seja ela usando qualquer software. O futuro da visualização para arquitetura é a aplicação dessas tecnologias, e os dias em que imagens renderizadas seriam suficientes para vender projetos estão contados.

Criando visualização para arquitetura

Quer trabalhar com projetos semelhantes a esse e arquitetura? No EAD – Allan Brito é possível encontrar diversos recursos que ajudam a criar e produzir esse tipo de material no Blender, Unity ou Unreal Engine. Os cursos recomendados para esses projetos são os seguintes: