Os símbolos para arquitetura são fundamentais no desenvolvimento de qualquer projeto, pois ajudam na transição da simples volumetria para a documentação. Quando você tem a documentação do projeto usando símbolos para arquitetura o término da fase de desenvolvimento do projeto fica muito próxima.

Com o SketchUp é fácil desenvolver a volumetria dos projetos pois a sua própria natureza voltada para a criação de formas, ajuda nesse tipo de criação. Mas, e os símbolos para arquitetura se enquadram em qual contexto?

Dentro do software você encontra uma aplicação chamada de LayOut que é exatamente otimizada para transformar modelos 3D em projetos totalmente documentados. Apesar de já possuir alguns símbolos básicos, é possível conseguir diversos outros símbolos nesse endereço.

Um artista chamado Krisidious compartilhou nos fóruns SketchUcation uma incrível coleção de símbolos para arquitetura que podem ser copiados de maneira gratuita. Para as pessoas que estão fazendo uso do SketchUp para desenvolver projetos, é uma coleção mais do que recomendada.

Símbolos para arquitetura

Pode ser que alguns dos recursos demandem algum tipo de adaptação ou tradução em textos simples, pois tudo está em inglês. Mas, como a maioria dos elementos são voltados para comunicação visual a quantidade de texto é bem pequena.

Esse é um recurso fantástico para os estudantes e profissionais que estão começando a usar o SketchUp, mas ainda não conhecem todos os símbolos para arquitetura. O desenho técnico pode ser um desafio no início, principalmente a identificação do uso para cada símbolo. Com o tempo você acaba se acostumando.

Para conseguir realizar o download do material é necessário que você faça um rápido cadastro no SketchUcation que é gratuito. Só com a conta realizada e ativada é que o acesso ao arquivo do LayOut será liberado para download.

Usando o SketchUp para arquitetura

Quer aprender a usar o SketchUp para arquitetura em diversos contextos diferentes, seja com base em modelagem voltada para arquitetura e até móveis? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos para o software: