A criação de gráficos 3d baseados em vetores para projetos relacionados com comunicação visual demanda as mais variadas técnicas. Você pode recorrer aos diversos softwares que oferecem de alguma forma a simulação desses gráficos. Mas, uma opção muito mais viável é converter 3d real em vetores 2d.

Qual é a melhor forma de criar vetores 2d? A resposta é simples: usando o Blender. Como funciona? O processo é simples e envolve o uso de um pequeno Add-on que talvez muitos usuários do software desconheçam. Ele se chama Freestyle SVG Exporter que transforma as imagens do Freestyle em arquivos SVG.

Esse arquivo é um formato aberto e amplamente aceito de gráfico vetorial que suporta até mesmo animações! Sim, é possível criar animações baseadas em vetores usando o Blender. Com os gráficos em SVG você pode aproveitar o material em navegadores web, ou então importar o material em softwares como Photoshop, GIMP, Illustrator ou Inkscape.

svg3d_500_px_85

O procedimento é relativamente simples e envolve nada mais do que a ativação do Add-on para que o render gerado no Freestyle gere um SVG. Depois disso será possível aproveitar toda a capacidade do Freestyle de gerar imagens baseadas em vetores, mas com efeitos e controle sobre contornos e preenchimentos.

Como resultado o processo para gerar gráficos vetoriais em 3d, que são inclusive compatíveis com navegadores modernos ficará muito rápido. Você deve apenas ter cautela com a criação de animações, pois o uso desse recurso acaba trazendo um pouco de instabilidade para o Add-on. No momento da exportação ele pode acabar travando algumas vezes.

As aplicações desses gráficos vetoriais podem ser as mais diversas como é o caso dos projetos que os utilizam para gerar:

  • Documentação
  • Instruções de montagem
  • Infográficos
  • Peças para impressão
  • Desenho técnico

Com o uso de vetores os arquivos ficam bem pequenos em tamanho, e podem ser escalonados de maneira praticamente livre.

Aprendendo a usar o Freestyle no Blender

Quer aprender a usar o Freestyle com o Blender? No EAD – Allan Brito existem diversos cursos relacionados com o uso e configuração do Freestyle para geração de gráficos e também desenho técnico: