O uso de linguagens de script é essencial para conseguir melhorar a produtividade em grandes projetos, e prover níveis diferentes de automação para artistas. Cada software acaba trazendo a sua própria linguagem, o que pode ser um grande desafio para projetos usando múltiplas plataformas.

Quais são essas linguagens? No caso do 3dsmax temos o MAXScript e com o Maya você encontra MEL. Para facilitar a gestão de projetos que fazem uso de múltiplas plataformas, o Blur Studio criou um módulo que agrega diversas plataformas usando Python.

É possível trabalhar com a automação e desenvolvimento para 3dsmax, Maya e outros softwares usando única e exclusivamente Python. Até pouco tempo atrás o módulo era conhecido como BlurAPI, mas foi rebatizado como Cross3D.

python3d_500_px_85

Quem já usa Python como linguagem de desenvolvimento e gestão de recursos 3d terá muita facilidade em aprender esse novo módulo. Depois de instalado o módulo, será possível criar rotinas específicas para lidar com cenas e entidades em cada cena 3d.

Basta imaginar que determinados projetos possuem múltiplos arquivos que podem demandar alterações de pequenos detalhes, para que tudo seja adequado na produção. Algo simples como o FPS pode demandar a edição “manual” de 50 arquivos para cenas diferentes. Ao usar esse tipo de módulo você consegue fazer a edição de múltiplos arquivos, usando uma rotina simples.

Quer outro exemplo? Ajustes relacionados com um perfil de câmera que precisa ser compartilhado em múltiplos arquivos. Como verificar se as cenas compartilham a mesma informação? Usando uma rotina em Python.

Os exemplos podem ser os mais diversos, e ao começar a usar esse tipo de solução você não só ganha mais produtividade como também adiciona um conhecimento que poucas pessoas possuem.

O Blur Studio é mundialmente conhecido por trabalhar com a criação de animações de alta qualidade, e eles adotam múltiplos softwares na sua linha de produção. Sem um módulo em Python como esses, seria um pesadelo logístico manter projetos com vários softwares diferentes.

Para fazer o download do módulo, você pode usar esse link.

Aprendendo a usar Python

Quer aprender a usar Python? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e materiais que ajudam no uso dessa incrível linguagem. Seja para trabalhar com jogos, automação ou manipulação de imagens: