Os objetos compatíveis com a tecnologia BIM seguem esse mesmo princípio da “inteligência” relacionada a sua participação no projeto. Esses modelos 3d são uma evolução dos chamados blocos que são extremamente úteis em softwares como o AutoCAD. Mas, eles não tem relação alguma com a tecnologia BIM. A grande diferença dos objetos está na parte semântica dos arquivos.

Para conseguir usar de maneira eficiente os softwares relacionados com a tecnologia BIM é preciso não só criar as estruturas com atribuição de propriedades, mas também inserir objetos e móveis que ajudem na real contextualização do projeto. É por esse motivo que muitos arquitetos, engenheiros e usuários de ferramentas como o Revit procuram pelas necessárias “famílias” do software.

Você quer fazer o download de famílias para o Revit com móveis, objetos e componentes prontos para uso no Revit e em outros softwares especializados na tecnologia BIM? Um site chamado NBS BIM Library oferece uma gama bem razoável de opções para download como arquivos no formato RTA ou IFC. Os arquivos RTA são compatíveis com Revit e os de extensão IFC permitem maior flexibilidade de uso até mesmo com o Blender.

O único problema em relação ao uso desse tipo de recurso é que a maioria dos arquivos é criado com base em informações dos produtos, que são comercializados em países de língua inglesa na sua maioria. Então, ao tentar localizar produtos e objetos para uso em projetos locais você provavelmente terá que fazer ajustes. Um ponto positivo é que boa parte do trabalho já estará pronta, basta alterar as características dos objetos.

Ainda assim é válido o download gratuito de famílias para o Revit nesse web site, pois a variedade de objetos é impressionante. Até mesmo como base para uso em ferramentas 3d como o Blender. Ao instalar o perfil para importar arquivos IFC no software, você será capaz de aproveitar os mesmos móveis dentro dos seus projetos de visualização.

Para quem está apenas começando a sua coleção de móveis, esse download gratuito de famílias para o Revit e arquivos IFC é quase obrigatória.

Usando famílias do Revit e arquivos IFC

Quer aprender a usar arquivos IFC e famílias do Revit? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com visualização em arquitetura e também modelagem 3D específicos para a área: