Entre os softwares que oferecem plataformas mais fácies e amigáveis para trabalhar com modelagem 3d podemos destacar o SketchUp como sendo um dos mais famosos. O seu histórico e relacionamento com o desenvolvimento de projetos para arquitetura é longo, e remonta desde a época em que a ferramenta sequer havia passado pelas mãos da Google.

Apesar de oferecer opções relativamente simples para fazer a modelagem de projetos, podemos criar basicamente tudo que é necessário para representar projetos de arquitetura e engenharia. Boa parte desses projetos é baseada em estruturas geométricas, e o SketchUp consegue representar a grande maioria dessas formas.

Mas, ainda existe uma área em que o software não consegue ajudar de maneira significativa seus usuários. Estou me referindo ao processo de renderização. Quando você precisa transformar as suas idéias em imagens realistas, é necessário recorrer aos diversos renderizadores que trabalham em conjunto com o SketchUp. Esses softwares abrangem opções pagas e gratuitas, mas que oferecem opções mais avançadas que os estilos simples do software.

Já pensou se fosse possível usar o SketchUp em conjunto com o Blender Cycles para renderizar seus projetos? Pois, saiba que isso é perfeitamente possível! Você pode importar modelos 3d no formato SKP diretamente para o Blender e renderizar as cenas no Cycles. Isso tudo aproveitando recursos avançados como aceleração por GPU e uma vasta biblioteca de móveis e objetos.

Quer aprender como trabalhar com os dois softwares? O EAD – Allan Brito agora tem o curso sobre renderização de interiores com Cycles e SketchUp, que mostra todo o processo necessário para fazer essa renderização.

No começo do curso sua cena está assim:

E você vai importar o modelo 3d para o Blender e ter esse resultado no final:

Tudo isso fazendo uso de GPU, caso seu equipamento possua uma placa compatível e acompanhando todo o processo de iluminação, materiais e pós-produção para interiores. O processo funciona até mesmo com a versão gratuita do SketchUp, pois tudo é feito usando arquivos SKP.

Visite a página do curso para saber mais sobre as aulas e conteúdos. O Blender é totalmente gratuito e você não terá custo algum com o software.

Aprendendo a usar o SketchUp

Ainda não sabe usar o SketchUp para trabalhar com modelagem em arquitetura ou design de móveis? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com o software: