Clicky

Como renderizar cenas do SketchUp no Blender Cycles?

Compartilhe o artigo!

Entre os softwares que oferecem plataformas mais fácies e amigáveis para trabalhar com modelagem 3d podemos destacar o SketchUp como sendo um dos mais famosos. O seu histórico e relacionamento com o desenvolvimento de projetos para arquitetura é longo, e remonta desde a época em que a ferramenta sequer havia passado pelas mãos da Google.

Apesar de oferecer opções relativamente simples para fazer a modelagem de projetos, podemos criar basicamente tudo que é necessário para representar projetos de arquitetura e engenharia. Boa parte desses projetos é baseada em estruturas geométricas, e o SketchUp consegue representar a grande maioria dessas formas.

Mas, ainda existe uma área em que o software não consegue ajudar de maneira significativa seus usuários. Estou me referindo ao processo de renderização. Quando você precisa transformar as suas idéias em imagens realistas, é necessário recorrer aos diversos renderizadores que trabalham em conjunto com o SketchUp. Esses softwares abrangem opções pagas e gratuitas, mas que oferecem opções mais avançadas que os estilos simples do software.

Já pensou se fosse possível usar o SketchUp em conjunto com o Blender Cycles para renderizar seus projetos? Pois, saiba que isso é perfeitamente possível! Você pode importar modelos 3d no formato SKP diretamente para o Blender e renderizar as cenas no Cycles. Isso tudo aproveitando recursos avançados como aceleração por GPU e uma vasta biblioteca de móveis e objetos.

Quer aprender como trabalhar com os dois softwares? O EAD – Allan Brito agora tem o curso sobre renderização de interiores com Cycles e SketchUp, que mostra todo o processo necessário para fazer essa renderização.

No começo do curso sua cena está assim:

E você vai importar o modelo 3d para o Blender e ter esse resultado no final:

Tudo isso fazendo uso de GPU, caso seu equipamento possua uma placa compatível e acompanhando todo o processo de iluminação, materiais e pós-produção para interiores. O processo funciona até mesmo com a versão gratuita do SketchUp, pois tudo é feito usando arquivos SKP.

Visite a página do curso para saber mais sobre as aulas e conteúdos. O Blender é totalmente gratuito e você não terá custo algum com o software.

Aprendendo a usar o SketchUp

Ainda não sabe usar o SketchUp para trabalhar com modelagem em arquitetura ou design de móveis? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com o software:

2018-03-20T12:54:19+00:00 By |SketchUp|1 Comentário

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um Comentário

  1. mario junior 20/06/2018 em 11:00 am

    caro allan brito tenho um notebook inspiron 15 serie 7000 8gb de memoria ram processador i5 placa grafica gtx 960

    minha pergunta e… aguenta renderizar uma mini animação de uma cena de um ambiente e quanto tempo demoraria mais ou menos?

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.