Os chamados materiais do tipo PBR são uma excelente base para trabalhar com realismo em renderizações, pois a sua estrutura é baseada em física real. A sigla que identifica o tipo de material significa Physically-Based Rendering e se aplica a praticamente qualquer tipo de ferramenta 3D.

Para conseguir utilizar esse tipo de material você precisa de uma base que mistura shaders próprios e texturas especialmente preparadas para esse tipo de situação. Se você quiser começar a usar materiais do tipo PBR nos seus projetos, encontrei uma biblioteca com 70 materiais PBR gratuitos para download.

A coleção de materiais é chamada de Free PBR Materials sendo composta por materiais organizados nas mais diversas categorias que abrangem desde arquitetura, pedras, madeira e também superfícies sintéticas. Um ponto positivo para esses 70 materiais PBR gratuitos para download é a sua resolução. Todos os arquivos são distribuídos com tamanho de 2048 x 2048 pixels.

Além de ter excelente resolução as texturas presentes nesses 70 materiais PBR gratuitos para download permitem trabalhar com tiling. É a técnica que se bem aplicada pode cobrir grandes superfícies com a mesma textura ao posicionar uma imagem ao lado da outra, sem nenhuma borda aparente. O tipo de textura perfeita para uso em projetos de jogos digitais.

Quer outro ponto positivo para esses 70 materiais PBR gratuitos para download? Cada material possui shaders próprios para a Unreal Engine e Unity! Isso significa que os artistas interessados em trabalhar com visualização em arquitetura nos dois softwares pode aproveitar os materiais nos seus projetos.

Os materiais não possuem nenhuma restrição de uso na aplicação de projetos, mesmo para fins comerciais. Você pode usar livremente em projetos de jogos que tenham como objetivo a distribuição comerciais em plataformas como Play Store, App Store, Steam e outras.

Usando os 70 materiais PBR gratuitos para download

Ainda não faz idéia de como usar esses materiais nos seus projetos relacionados com arquitetura e jogos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e recursos que ajudam na aplicação de materiais PBR nos seus projetos: