Quer fazer o download de cadeiras para escritório otimizadas no SketchUp? Nos fóruns do SketchUcation um artista chamado jaceguay compartilhou alguns modelos 3d específicos de cadeiras para escritórios. É material modelado e criado diretamente no SketchUp, que não sofre dos problemas citados no início do texto.

Com esse tipo de coleção produzida no próprio software você terá inúmeras vantages no momento da visualização Por exemplo, será possível trabalhar com arquivos e estruturas mais “leves” sem aqueles tratamentos característicos de material sem nenhum tipo de otimização. Algumas vezes um simples móvel ou objeto projetado de maneira errada, pode ser mais denso que todo o projeto.

O uso de material otimizado também permite que você possa usar renderizadores externos dentro do próprio SketchUp, o que para algumas pessoas é uma vantagem considerável. Como os arquivos ficam menores, é possível aproveitar a própria interface e recursos do SketchUp para fazer o render.

Apenas nos casos em que o arquivo será exportado para outros softwares com o objetivo de fazer o render é que não recomendo aproveitar as cadeiras. O motivo está relacionado com a conversão da geometria do SketchUp para outros softwares, que acaba envolvendo o uso de triangulação excessiva em alguns casos. O ideal é usar arquivos nativos do software em que a renderização será realizada.

Para conseguir fazer o download dos arquivos você precisa fazer uma conta gratuita no SketchUcation e depois os links para copiar as cadeiras aparecem. Caso contrário você verá apenas as imagens dos modelos 3d na página do fórum.

É um conteúdo de excelente qualidade e que pode agregar recursos em qualquer biblioteca de móveis e objetos 3d relacionados com projetos comerciais e de escritórios. Como as cadeiras são voltadas para esse tipo de ambiente, os projetos residenciais não devem aproveitar os objetos.

Usando o SketchUp para modelagem em arquitetura e render

Se você ainda está aprendendo a usar o SketchUp para uso em projetos de arquitetura e design, recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conferir os diversos cursos e recursos existentes no site que podem ajudar você a melhorar suas habilidades no software: