A composição de cenários para projetos relacionados com jogos digitais podem envolver o uso de vários tipos diferentes de recursos, sejam eles vegetação ou então material como rochas para compor o ambiente. As rochas que fazem parte desses cenários podem parecer um detalhe insignificante, mas podem consumir muito tempo de trabalho. Se você decidir usar técnicas como LOD (Level of detail) o tempo de produção pode crescer e muito!

Quer fazer o download de uma coleção de rochas já com LOD aplicado e texturas? Um artista chamado Nobiax compartilhou na sua conta do DeviantArt uma incrível coleção com esses recursos prontos para uso. A coleção completa possui 138MB. Visite a página do artista para fazer o download.

Mas, o que é LOD? Por qual motivo você deveria se importar com esse recurso?

O LOD nada mais é do que a exibição de modelos 3d menos detalhados quando a câmera está longe do objeto, e a medida com que o jogador se aproxima do objeto a quantidade de polígonos sobe. E consequentemente a qualidade do objeto 3D.

Para quem trabalha com desenvolvimento de jogos digitais o uso de LOD é muito importante como forma de otimização de recursos computacionais. Essa coleção de rochas pode parecer simples quando observamos a sua composição, mas repare a qualidade com que os modelos 3d que possuem mais de 30.000 polígonos se aproximam dos mais simples, que possuem apenas 50 polígonos.

Um cenário bem desenvolvido não é formado apenas por uma pedra isolada posicionada no meio de uma superfícies, mas diversos objetos distribuídos ao longo de grandes áreas. Se multiplicarmos os 30.000 polígonos por 10, veja o impacto que isso irá impor ao processamento do dispositivo. Isso apenas com o uso de rochas.

Você ainda vai precisar se concentrar na parte do gameplay específico do jogo, a não ser que o seu projeto envolva apenas a visualização de pedras no cenário. Isso é muito importante dentro do contexto relacionado com jogos digitais, pois permite que os usuários tenham recursos computacionais otimizados. Nos jogos executados em dispositivos móveis isso é equivalente a menos consumo de energia e bateria. Seus jogadores devem ficar muito satisfeitos com a otimização.

Já mencionei que o download é gratuito?

Usando a coleção de rochas com LOD para jogos digitais

Quer aprender como é possível usar essa coleção de rochas já com LOD aplicado? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos específicos com o desenvolvimento de jogos digitais que podem ajudar você: