Os recursos que podem ajudar em projetos relacionados com visualização de projetos para arquitetura aparecem com frequência aqui no blog. Entre esses recursos as imagens de pessoas do tipo cutout estão entre os mais úteis. A razão para serem usados com frequência é a sua aplicação direta como forma de atribuir contexto em projetos de visualização.

Apenas mostrar o ambiente não é mais suficiente, e precisamos mostrar de certa forma a escala e uso dos espaços renderizados. Com essas imagens especialmente preparadas e com pixels transparentes, o processo fica muito rápido.

O próximo nível em termos de contextualização é o uso de versões 3d de pessoas geradas por scanners. Essas pessoas 3d oferecem diversas vantagens em relação às imagens. O simples fato de ser um volume 3d e não apenas imagens já contribuí para a percepção do espaço. Se for necessário mover a câmera e fazer animações, o material já está pronto para se adaptar a esse contexto.

Como dificuldade no uso desse material está a sua produção, pois é necessário conseguir equipamento especializado para gerar os modelos 3d de forma rápida. Por isso, sempre que aparece alguma coleção ou modelo 3d baseado em scanners tridimensionais compartilho aqui no blog.

O estudio alemão Xoio está compartilhando uma pequena coleção em low poly com nada mais do que 17 pessoas baseadas em scanners 3D. Para fazer o download, visite esse endereço. Os arquivos já estão otimizados para aplicação em softwares de visualização dos mais variados tipos. Você só precisa fazer pequenos ajustes nos materiais e texturas para cada software.

Os arquivos como um todo possuem 40 MB aproximadamente em tamanho, e mostram como as pessoas estão bem otimizadas. Além de atribuir contexto nos projetos você terá uma ótima referencia de escala para qualquer tipo de visualização em arquitetura ou design.

Uma das grandes vantagens é a possibilidade de mover a câmera pelo cenário de forma livre, pois não são imagens 2d de pessoas e sim modelos 3d.

Usando pessoas 3D em projetos de arquitetura

Como fazer para usar esses recursos como pessoas 3D em projetos de arquitetura? Você quer aprender? No EAD – Allan Brito existem diversos cursos relacionados com o tema que podem ajudar no seu aprendizado: