Quando um profissional ou estudante precisa começar a trabalhar com recursos relacionados com novas tecnologias, os tipos de arquivos e informações podem ser bem intimidadoras. Qual usar? Quando usar? Qual a função?

Já tive a oportunidade de encontrar estudantes e profissionais que não tinham a menor idéia dos formatos de arquivos que estavam sendo usados em determinados projetos. Quando lidamos com tecnologias como BIM em arquitetura, a quantidade de tipos de arquivo e nomenclaturas acaba piorando a capacidade de lembrar a função de cada formato.

Nesse artigo vou explicar a função de cada tipo de arquivo, específico para o Revit.

Os arquivos com extensão do tipo RFA são alguns dos mais procurados por profissionais e usuários do Revit. O motivo é simples! Eles são as chamadas famílias do Revit que formam uma parte importante do processo de configuração e contexto de qualquer projeto no software.

Quando você tem um arquivo que representa uma família, ele é salvo nesse formato. Diferente do RFT que é o formato para os templates de novas famílias do Revit. Quando você precisa gerar múltiplas famílias para objetos diferentes, é a melhor opção para gerar opções ore-configuraras para as famílias.

Esses são os dois formatos principais para famílias no Revit. Ainda é possível encontrar material em formatos como o IFC que são compatíveis com a tecnologia BIM sendo aberto e compatível até mesmo com Blender.

Ainda temos também os arquivos de projetos na extensão RVT para os projetos no software e também RTE para templates de projetos.

Assim você tem uma visão geral sobre os formatos de arquivos e também como comece no Revit e a tecnologia BIM. Para quem está migrando do AutoCAD a mudança é significativa, algumas pessoas até acham que tudo ficou mais “difícil” pois tudo possui significado. A semântica é importante, mas essa é uma das grandes vantagens da tecnologia BIM.

Se você quiser começar com o Revit, existe um curso básico gratuito no EAD – Allan Brito que ajuda você a começar.

Fonte: formatos do Revit