As texturas ajudam em diversos tipos de contexto quando falamos em arte digital. Elas podem atribuir significado em superfícies 3D ou então formar um conjunto de padrões para formar cenários inteiros. Você quer conseguir um conjunto de gráficos estilizados para uso em jogos digitais de maneira gratuita?

Os gráficos em questão são um conjunto de tilesets compartilhados por um artista chamado Stealthix e publicados no DevianArt. O material apresenta os blocos de criação necessários para gerar cenários infinitos com o uso de scripts. Assim você consegue criar os mais diversos tipos de cenários digitais sem precisar montar os gráficos manualmente.

A licença de uso para o material é Creative Commons zero, o que equivale ao domínio público. Então você pode aproveitar os gráficos em qualquer tipo de projeto, até mesmo para fins comerciais.

É o tipo de recurso que ajuda não só pela sua presença, mas também por servir como aprendizagem para pessoas interessadas em criar material derivado. Você pode precisar de algo parecido com isso, mas não sabe como começar ou não tem referências. Basta abrir a imagem e tentar seguir a mesma linha na reprodução do conteúdo.

O segredo para conseguir criar tilesets é fazer com que as bordas dos blocos sejam criadas de maneira a encaixar nas outras. Seria algo semelhante ao que fazemos nas texturas do tipo seamless e no contexto dos jogos digitais ajudam na criação de cenários.

Seu jogador não vai perceber que é tudo uma repetição para o mesmo tipo de gráfico várias vezes repetidas.

Só para reforçar, as imagens das texturas nessa coleção são estilizadas. Então é exatamente o oposto do realismo, mas isso não é ruim. Alguns jogos fazem uso dessa linguagem para ajudar na sua ambientação ou para economizar recursos computacionais.

Para dispositivos móveis ele é perfeito!

Aprenda a fazer jogos digitais

Quer aprender a fazer jogos digitais em 2D ou 3D? No EAD – Allan Brito existem diversos cursos e treinamentos relacionados com a produção de jogos digitais que podem interessar você: