Quando você está trabalhando com renderizadores comerciais como V-Ray, Maxwell ou Corona render é preciso escolher uma plataforma para gerar os modelos 3d que posteriormente são transformados em imagens. Uma boa parcela dos artistas 3D acaba escolhendo plataformas igualmente comerciais como o 3dsmax, Cinema 4D e outras.

Mas, você sabia que o Blender é capaz de gerar a geometria 3D necessária para a maioria desses renderizadores comerciais? Já houve um tempo em que era difícil integrar o Blender com outros renderizadores externos, e você acabava tendo que escolher ferramentas como o YafaRay ou LuxRender para seus projetos.

São softwares excelentes, mas que boa parte dos artistas digitais não conhece. Então sempre acabavam me perguntando se era possível usar o Blender com renderizadores comerciais.

Hoje em dia o cenário é bem diferente! Você pode usar o Blender com V-Ray, Corona Render e outros. Depois que o Cycles surgiu, a demanda por renders externos no Blender foi reduzida de maneira significativa. Mas, ela ainda existe.

Quer ver um exemplo de projeto modelado no Blender e renderizado no Corona? E depois comparando o resultado com o Cycles? Um artista do estúdio alemão xoio-air resolveu fazer esse experimento.

O artigo é bem longo e cheio de detalhes fazendo um relato da experiência em usar o Blender como base para exportar 3D para o Corona. Além de comentários sobre a comparação de performance com o Cycles.

O resultado muito positivo em ambos os aspectos. Tanto na exportação do modelo 3D para o Corona usando o Add-on próprio para isso, e também a renderização da mesma cena com o Cycles.

Como ponto negativo em relação ao Cycles o artista citou o tempo de render, que sempre demandava períodos maiores para conseguir gerar imagens com menos granulação.

Isso mostra como o software evoluiu em termos de compatibilidade com ferramentas externas. Se você usa hoje algum desses renderizadores, o Blender surge como alternativa para gerar os modelos 3D e economizar na necessidade de manter uma assinatura com a Autodesk.

Aprendendo modelagem 3D com Blender

Ainda não sabe usar o Blender para produzir modelos 3D? No EAD – Allan Brito existem diversos cursos relacionados com modelagem que podem ajudar você: