Com o uso das ferramentas certas o SketchUp pode se transformar em uma opção extremamente interessante para profissionais envolvidos com marcenaria. A facilidade de uso do software aliado ao uso de algumas técnicas e plugins deixa o SketchUp pronto para atuar como plataforma de desenvolvimento de móveis.

Qual plugin é indispensável para uso em marcenaria com o SketchUp? Caso você queira aproveitar o software para ajudar na sua produção, o ideal é encontrar um recurso que crie não só os objetos tridimensionais, mas uma lista do que precisa ser cortado e produzido.

É nesse ponto que entra um plugin chamado CutList para o SketchUp.

A função dele é muito simples, e consiste na criação de uma tabela com os nomes e dimensões de cada uma das peças de madeira necessárias para conseguir produzir um móvel real. O segredo é criar modelos 3d que estejam de acordo com os objetos, e nas dimensões corretas.

Ao utilizar nomes que ajudam na identificação dos objetos 3d, você acaba também ajudando o plugin na organização dos objetos. Cada item da planilha gerada é correspondente ao nome de um objeto. Então, ao utilizar nomes que atribuem significado nas peças do móvel, você acaba tendo uma forma organizada de identificar o seu trabalho.

Isso transforma o SketchUp em uma poderosa plataforma de desenvolvimento e criação de móveis e objetos relaciondos com marcenaria. A melhor parte de todo esse conjunto de ferramentas é que tudo pode ser usado de maneira gratuita! Sem a necessidade de adquirir nenhum tipo de licença, já que o SketchUp Maker funciona com o plugin CutList.

O plugin pode ajudar não só as pessoas que trabalham com marcenaria, mas também todos que usam o SketchUp com fins profissionais. Ao gerar listas que ajudam a identificar as partes e dimensões de estruturas, é possível acelerar o desenvolvimento de orçamentos para diversos tipos de projetos.

Usando o SketchUp para marcenaria e design de móveis

Quer aprender a fazer design de móveis usando o SketchUp? No EAD – Allan Brito existe um curso específico sobre design de móveis com SketchUp e diversos outros treinamentos relacionados com o software: