Uma categoria de projeto que faz muito sucesso hoje em dia são os com temática vintage. Você pega gráficos e materiais no estilo dos materiais produzidos nos anos 80 e início dos 90, e transforma a experiência dos seus usuários em algo nostálgico.

A parte relacionada com os gráficos e comunicação visual são fáceis de resolver, pois envolvem apenas o uso exagerado de pixels no projeto visual. Mas, e os sons? É preciso usar efeitos sonoros e sons com a mesma temática, que remonta a uma época em que computadores e videogames usavam apenas 8-bits de processamento.

Quer fazer o download de 114 sons com temática de 8-bits? O website especializado em material de áudio double trouble audio está oferecendo de maneira gratuita um pacote com sons dentro desse contexto. Todos os arquivos somados abrangem quase 1.7GB de arquivos WAV com excelente qualidade.

Como samplerate para os arquivos de áudio os arquivos tem variação entre 96 e 192kHz. Caso você faça a soma dos tempos nos arquivos de áudio, o material chega até os 48 minutos de efeitos e sons. O que é excelente em termos de duração.

É um material que remonta aos antigos sintetizadores de áudio usados em larga escala nos anos 80 e em música eletrônica. Para qualquer projeto que precise desse tipo de áudio vintage, a coleção será de grande ajuda.

Isso ajuda não só as pessoas que tenham projetos de jogos, mas também animação digital. A temática de jogos e ambientes em 8-bits é muito usada em animação para vídeo, trazendo a relação de nostalgia e ambientes digitais.

Já mencionei que o download é gratuito?

Usando sons em projetos de jogos e animação

Ainda não faz idéia de como usar esse material em projetos de jogos e animações? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com edição e tratamento de áudio que podem ajudar você, alguns deles inclusive gratuitos:

A licença de uso é permissiva, sendo possível usar o material até mesmo em projetos que tenham fins comerciais.