As texturas do tipo seamless são uma grande ajuda para qualquer artista digital envolvido com a produção de material 3d. Esse tipo de textura é especialmente preparado para funcionar em modo de repetição. É possível colocar uma imagem ao lado da outra, sem deixar aparente nenhuma linha de ligação.

O resultado é que você pode usar uma única imagem de textura para cobrir grandes superfícies tridimensionais, sem a necessidade de pintar manualmente os mapas das texturas. É o tipo de textura indispensável para qualquer biblioteca de materiais e texturas.

Você quer fazer o download de 65 texturas do tipo seamless? Um artista chamado Dorian Zgraggen, organizou uma incrível coleção dessas texturas no web site chamado CG Bookcase.

Para fazer o download das texturas, visite esse endereço.

É preciso visitar cada uma das texturas e adicionar as mesmas no “carrinho” virtual para realizar o download. Os mapas contém arquivos para os canais diffuse, displacement e normais. A resolução é excelente! Os arquivos possuem 4.600 x 4.600 pixels de tamanho.

Você vai perceber que as texturas estão organizadas em formato de loja virtual, mas todas com preço igual a zero. Então, é provável que em algum momento no futuro o artista passe a cobrar pelo download. Caso você tenha interesse no material, faça o download o mais rápido possível.

Aqui estão algumas das categorias de texturas existentes:

  • Comida
  • Folhas
  • Madeira
  • Metais
  • Pedra
  • Mármore
  • Asfalto
  • Natureza

A licença de uso permite que você aplique as texturas em qualquer tipo de projeto, até mesmo os que possuem fins comerciais. A única restrição é na redistribuição do material como texturas individuais.

Aproveite, pois no futuro isso pode não ser mais um download gratuito.

Usando texturas do tipo seamless

Quer aprender a usar texturas do tipo seamless nos seus projetos de animação, render e jogos digitais? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com a aplicação e uso desse tipo de textura em softwares como Blender, Unity e outros: