O materia gráfico produzido especificamente para uso em jogos digitais pode ajudar não só a criação desse material, mas também no desenvolvimento da comunicação visual como um todo. Por exemplo, uma camapanha publicitária ou vídeo que precise usar infográficos para explicar um conceito, pode usar tilesets próprios para jogos.

Um tileset consiste em gráficos que são produzidos de maneira a formar pequenos blocos de construção, que podem ser conectados em forma de matriz. Ao colocar vários pedaços de um tileset juntos você consegue criar grandes supercícies. O conceito é parecido com o uso de texturas em softwares 3d que são repetidas várias vezes sobre uma superfície.

Quer fazer o download de um conjunto de tilesets que podem ser usados ao mesmo tempo em projetos de jogos, ou em infográficos coltados para vídeo?

O material é voltado para jogos envolvendo corridas de automóveis, e pode ajudar nas ilustrações relacionadas com veículos e ambientes urbanos. Como boa parte dos gráficos dos tilesets está relacionada com o uso de pistas e asfalto, você pode aproveitar os gráficos nesse contexto.

Para fazer o download do tileset você deve visitar esse endereço. O autor do material é um artista chamado Kenny, que já apareceu aqui no blog algumas outras vezes, oferecendo diferentes tipos de gráficos.

A licença de uso dos gráficos é creative commons zero, o que significa que é tudo de domínio público. Você não usar os gráficos para qualquer tipo de projeto, mesmo os que possuem objetivos comerciais sem precisar sequer citar a fonte do material.

No caso de projetos relacionados com jogos digitais, será preciso usar algum script ou ferramenta para fazer a distribuição dos gráficos na cena. Mas, o simples fato dos gráficos já estarem prontos será um grande benefício para qualquer artista digital.

Desenvolvimento de jogos digitais

Quer aprender a usar esses gráficos em animações ou jogos digitais? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com o uso desse tipo de material nesses tipos de projetos: