Assim como acontece com os softwares especializados na criação de modelos 3d, a maneira com que esses objetos são criados evolui com o tempo. Estava conferindo alguns backups antigos que tinha no escritório, e certa vez encontrei um antigo CD com móveis para arquitetura. Na capa do CD estava marcada a comparibilidade com o longínquo 3D Studio Max R 2.5.

Sim, antigamente esse era o nome do software.

Depois de abrir o software e conferir os arquivos ainda na extensão 3DS, percebi que seria necessário fazer adaptações nos objetos para que os mesmos possam ser aproveitados os dias de hoje.

Ao importar arquivos 3DS na maioria dos softwares, você vai encontrar faces triangulares e diversos outros problemas visuais. É melhor fazer uma retopologia para criar um novo objeto.

Esse pensamento me veio à mente quando visitei pela primeira vez um enorme acervo de modelos 3D, a grande maioria no formato 3DS. Você já ouviu falar do Archive 3D?

É um gigantesco repositorio de modelos 3D com mais de 40 mil arquivos. Sim, você não leu errado. São mais de 40 mil!

O ponto negativo é que a grande maioria dos arquivos está no formato 3DS. Mas, ainda assim acredito que vale a visitar o repositorio, pois a variedade e quantidade compensam. Mesmo que você não use diretamente os arquivos, é possível aproveitar o material para gerar modelos 3D derivados.

Além das categorias triviais como móveis para residências com sofás, mesas, cadeiras e objetos você encontra algumas raridades. Por exemplo, existe uma categoria própria para objetos relacionados com a área de saúde. Como equipamentos para ultra-som, camas de hospital e outros.

Seu software não suporta 3DS? Recomendo abrir os arquivos no Blender e exportar para outros formatos como OBJ, DXF ou DAE. Esses formatos são suportados por uma maior variedade de ferramentas.

Quer outra vantagem do Archive 3D? Eles não exigem cadastro para fazer o download, é só escolher o arquivo e iniciar o download.

Aprenda modelagem 3D

Quer aprender a fazer modelagem 3d? No EAD – Allan Brito você encontra diversos treinamentos que ajudam na criação e adaptação de diversos modelos 3d diferentes: