[optin-monster-shortcode id=”t1cm1lmimj06hoirt9br”]

Os arquivos com extensão DWG são velhos conhecidos da maioria dos artistas que trabalham com modelagem e visualização para arquitetura. Se você possui o AutoCAD instalado no seu computador, não é problema abrir e converter esse tipo de arquivo. Já que o DWG é o formato nativo do software.

Mas, como podemos importar e manipular arquivos DWG sem ter uma versão do AutoCAD instalado?

Como os arquivos DWG são difíceis de manipular e converter, a melhor alternativa é usar o formato DXF. Esse é mais amigável e pode funcionar como plataforma de transição entre diferentes softwares. Uma boa parcela dos softwares 3D e de ilustração consegue ler e importar arquivos DXF.

Em cenários ideias você teria sempre à disposição um arquivo DWG e outro DXF. Infelizmente isso acaba não sendo uma constante, e muitos artistas acabam “presos” com um arquivo DWG que precisam pedir ajuda para conhecidos que convertam os arquivos para DXF.

Você gostaria de fazer o download denim conversos de arquivos DWG gratuito?

Com a ferramenta chamada Teigha File Converter é possível abrir arquivos DWG recentes e convertes, ou para versões antigas do próprio DWG ou DXF. A variedade de versões para os arquivos DWG e DXF é impressionante!

Atualização: O software foi atualizado e agora se chama ODA File Converter.

Um dos segredos para aumentar a compatibilidade de arquivos DXF e também DWG é usar versões mais antigas. Como os plugins e softwares especializados em ler esses formatos fora do AutoCAD não acompanham as atualizações do software, usar versões antigas garante mais chances de sucesso na importação.

Se você já passou por problemas na importação desse tipo de arquivo, é mais do que recomendado fazer o download do software. Ele está disponível para Windows, MacOS e Linux.

É o tipo de ferramenta praticamente obrigatória para os artistas digitais que precisam manipular arquivos de projetos e desenho técnico, especialmente os envolvidos com visualização para arquitetura.

Criando desenho técnico

Você tem interesse em aprender a criar arquivos DWG ou desenho técnico? No EAD – Allan Brito existem diversos cursos e treinamentos que podem ajudar: