Algumas ferramentas 3d possuem o foco apenas na criação de modelos tridimensionais, ou então na visualização de informações. Esse é o caso do SketchUp, que é excelente para criar objetos 3d de modo rápido. Mas, quando o assunto é render realista ele precisa de ajuda externa.

Por exemplo, é possível adicionar o V-Ray como renderizados para o software.

Com o uso do V-Ray em conjunto com o SketchUp você consegue expandir e muito as capacidades de visualização do SketchUp. A ferramenta se transforma de um simples modelador 3D, para uma poderosa plataforma de visualização em arquitetura. Quando você adiciona o V-Ray no SketchUp é necessário configurar materiais e texturas próprias para o renderizador.

É nesse ponto que muitos usuários do SketchUp acabam encontrando dificuldades. Pois, o processo para criar materiais e texturas no V-Ray é bem diferente do padrão encontrado no SketchUp.

Quer fazer o download de materiais e texturas próprias para o V-Ray no SketchUp? Um web site chamado Vismats oferece uma gama considerável de materiais já configurados para o V-Ray e SketchUp. Tudo gratuito e sem a necessidade de fazer cadastro.

O ponto negativo é a busca na biblioteca que não é muito flexível e você precisa conhecer os nomes dos shaders e superfícies em ingles para realizar a busca.

Depois, o sistema do site obriga você a aguardar alguns segundos antes de realizar downloads. Isso acaba atrapalhando um pouco, mas com paciência você consegue fazer a cópia de múltiplos materiais.

É o tipo de biblioteca que deve fazer parte do repertório de todos os artistas usando V-Ray com SketchUp. Além do próprio SketchUp, o repositório é compatível com o Rhinoceros também, quando esse faz uso do V-Ray.

Infelizmente não é possível aproveitar os shaders em outras ferramentas, apenas as texturas que compõe os materiais.

Aprendendo a usar o SketchUp para arquitetura

Quer aprender a usar o SketchUp para arquitetura? No EAD – Allan Brito existem diversos cursos de SketchUp que podem ajudar você a produzir modelos 3d e render para arquitetura: