Nas animações produzidas com o objetivo de apresentar projetos de arquitetura e design é comum adicionar uma escala humana nos ambientes. Essa escala ajuda na percepção geral do projeto e permite a uma pessoa ter a real noção do tamanho dos espaços apresentados.

A escala pode ser acionada de várias formas diferentes. Por exemplo, ao usar modelos 3d de pessoas em baixa resolução ou então com texturas do tipo cutout. Uma das melhores formas é com modelos 3d que efetivamente simulem visualmente uma escala humana.

Um web site chamado renderpeople é especializado na criação de escalas humanas realistas, baseadas em processos scanners 3d de alta resolução. Com o uso desse tipo de equipamento é possível criar as superfícies tridimensionais e também já criar as texturas necessárias para aplicar nos objetos. Mas, a grande maioria dos arquivos deles requer pagamento para que o download seja realizado.

Ainda assim você pode fazer a cópia gratuita de quatro modelos para uso irrestrito em qualquer projeto, seja de animação ou arquitetura.

Os modelos 3d estão disponíveis em múltiplos formatos compatíveis com:

  • 3ds max
  • Cinema 4D
  • SketchUp
  • ArchiCAD
  • OBJ (Múltiplos softwares)

Existem dois modelos 3d para cada gênero, sendo que metade não possui nenhum tipo de rigging ou estrutura de controle. Sevem apenas para representar figuras estáticas. Já outros dois modelos 3d possuem controles já implementados, o que permite trabalhar com animação.

Caso você tenha arquivos oriundos de plataformas que permitem manipular captura de movimento, é possível gerar animação com esses personagens de maneira rápida.

Aproveite para adicionar escalas humanas nos seus projetos usando esse incrível recurso que são os modelos 3d de pessoas baseadas em scanners. É o mais realista que você vai conseguir chegar em termos de simulação e ambientação.

Já mencionei que o download dos arquivos é gratuito?

Criando modelos 3d para arquitetura

Quer trabalhar com a criação de modelos 3d para projetos de arquitetura? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com modelagem e animação para arquitetura: