A tecnologia BIM está inegavelmente tomando conta dos mais diversos segmentos relacionados com projetos de arquitetura e engenharia. Um dos grandes desafios dessa tecnologia, é a criação de um formato universal de arquivos que possa servir como base para troca de informações entre diferentes sistemas.

Os softwares que trabalham com a tecnologia BIM são Revit, ArchiCAD e outros. Cada um com um formato de arquivo próprio. Como poderíamos criar um arquivo que pode ser lido em todos esses softwares?

É nesse cenário que entra o IFC, que é um acrônimo para Industry Foundation Classes. É o equivalente para o arquivo DXF para o formato DWG, mas ele não foi criado pela Autodesk. É um formato aberto, que pode ser lido em diversos sistemas.

Basta imaginar a situação, você cria um projeto e manda para outro escritório ou cliente para edição. Você fez tudo no Revit, mas a pessoa ou empresa que recebeu o arquivo não possui o software. Eles trabalham com outra ferramenta BIM. Como eles poderiam abrir o arquivo?

Outra situação é a migração de plataforma. Por exemplo, você decide que não quer mais usar o ArchiCAD e migrar para o VectorWorks. Ao não ter um formato de arquivo compatível entre os softwares, significa perder todos os projetos e modelos criados.

Quando você você escolhe usar formatos de arquivo como o IFC, é possível tornar seus projetos em algo universal, que pode ser lido por qualquer software.

Hoje, a maioria dos softwares que trabalham com a tecnologia BIM conseguem exportar arquivos em IFC.

Veja uma tela com as opções de exportação do Revit:

Se você não quiser ficar preso(a) em apenas um formato ou software, sempre salve versões dos seus projetos em IFC. Assim, será possível recuperar as informações no futuro.

Criando modelos 3d para arquitetura

Aprenda a trabalhar com modelagem em arquitetura usando diversos softwares diferentes. No EAD – Allan Brito você tem a disposição ferramentas e cursos que ajudam a começar na criação de arquitetura digital: