Entre os tipos de superfícies mais difíceis de reproduzir em 3d as que são claramente associadas com natureza apresentam grande desafio para artistas 3d. Isso envolve vegetação, frutas e outras superfícies naturais. Como estamos muito habituados a identificar esse tipo de objeto, qualquer pequeno defeito já evidencia uma potencial artificialidade em objetos 3d.

Ter uma biblioteca de objetos prontos com essa temática pode ser de grande ajuda para artistas 3d, pois evita que você precise criar tudo do zero.

Um artista chamado John Zaki compartilhou na sua página do Behance uma coleção com frutas que pode ser de grande utilidade para usuários do software. Os arquivos foram todos gerados com base em escultura digital no MudBox e representam muito bem a topologia e forma de frutas reais.

Os arquivos podem ser copiados do link na própria página do portfólio do artista, é necessário rolar página até a parte inferior para visualizar o endereço. Só não coloco o download direto aqui para o caso do artista atualizar o endereço, e o link eventualmente ficar quebrado.

O material é compatível com versões do 3ds max entre a 2015 e 2017. As texturas necessárias para fazer a renderização do arquivo e eventual avaliação do projeto já estão inclusas no pacote.

Segundo o autor do material os modelos foram gerados como forma de estudar a topologia e criação desse tipo de objeto em 3d, para que ele próprio no futuro possa criar outros objetos semelhantes de forma mais rápida.

Qual a licença de uso desse material? O autor não deixou claro se os arquivos dessa coleção são de domínio público ou no formato creative commons com citação. Por via das dúvidas, caso você decida usar os arquivos em projetos comerciais é sempre interessante consultar o autor para evitar problemas.

Aprenda a fazer modelagem e renderização

No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que podem ajudar você na criação de objetos parecidos com os oferecidos nessa coleção gratuita: