Uma tecnologia que está sendo usada em diversos equipamentos baseados em placas da Nvidia pode mudar bastante a maneira como trabalhamos nos próximos anos. Essa tecbologia deve permitir que notebooks e equipamentos portáteis recebam placas de vídeo com performance semelhante ao que encontramos em desktops.

Se você é leitor(a) do site sabe que o uso de uma boa placa de vídeo pode fazer a diferença quando o assunto é renderização e processamento gráfico. Por esse motivo, sempre é mais recomendável adotar computadores com placas dedicadas. Os notebooks nunca tiveram placas com “poder de fogo” equivalente ao que encontramos nos desktops.

A Nvidia criou um padrão chamado MAX-Q que promete equipar notebooks com placas equivalentes ao que encontramos em desktops. Uma nova leva de equipamentos já está adotando a tecnologia, e saindo de fábrica com placas como a GeForce GTX 1080. Usando os mesmos parâmetros encontrados em placas para desktop.

Um exemplo disso é o ASUS ROG ZEPHYRUS, que é muito próximo a um ultrabook com uma GTX 1080 nas suas “entranhas”. Apesar da ASUS classificar ele como um equipamento voltado para jogos, é o tipo de computador que pode fazer a diferença para artistas digitais.

É a possibilidade de renderizar seus projetos em qualquer lugar! Sem depender de desktops. Ainda não temos informação de preço desse tipo de equipamento, mas considerando as leis de importação e impostos do Brasil não deve ser barato.

Você trocaria as vantagens de um desktop por mobilidade? Lembre que ao adotar um notebook você perde a possibilidade de fazer upgrades, melhor refrigeração e expansão. Mas, pode trabalhar em qualquer local.

A mudança que esse tipo de tecnologia deve proporcionar é o acesso facilitado aos equipamentos que podem criar um artista 3d digital móvel.

Aprenda a renderizar com sua GPU

Ainda não faz idéia de como trabalhar com a sua GPU para renderizar projetos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que podem ajudar você a começar: