No Blender Cycles existem alguns recursos que são imprescindíveis para qualquer projetos relacionado com iluminação, e os mapas HDR estão entre os materiais que você não pode deixar de ter na sua biblioteca. Esses mapas são como uma grande imagem esférica que ajuda na iluminação de ambientes virtuais, pois definem não só as tonalidades usadas pelo “background” mas também superfícies para materiais reflexivos.

Uma boa parcela dos mapas HDR disponíveis na web possuem algum tipo de restrição ao uso, seja pela baixa resolução ou então por serem parte de coleções pagas.

É por esse motivo que sempre recomendo o download de mapas gratuitos que podem ajudar de maneira significativa no render com o Cycles. Você quer fazer o download de uma pequena coleção com 12 mapas gratuitos?  O artista Philip Modin compartilhou na sua conta do Gumroad 12 mapas HDR gratuitos com temática industrial.

Como assim temática industrial?

Significa que a imagens foram capturadas em ambientes industriais e fazem o recurso ser ainda mais útil para os casos em que esse tipo de ambiente é usado como local para seus projetos.

Está fazendo uma animação ou jogo que usa esse tipo de ambiente? Os mapas do artista vão gerar um conjunto excelente de visualização para você!

Para fazer o download você precisa visitar o Gumroad e usar campo de doação para escolher um valor a ser passado para o artista. Mas, não era gratuito? O artista habilitou o download com valores iguais a zero, então basta usar esse valor para fazer o download gratuito.

A licença de uso das imagens é creative commons zero, o que significa dizer que é tudo de domínio público! Você pode fazer uso do material para qualquer projeto, inclusive com objetivos comerciais sem precisar atribuir créditos ao autor ou qualquer tipo de restrição.

Aprendendo a renderizar com o Cycles

Quer aprender a usar esses recursos com o Blender Cycles? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com renderização aproveitando o poder do Blender Cycles e a aplicação de mapas HDR: