Um dos aspectos que caracteriza s imagens criadas com o auxílio de softwares 3d é a ausência de pequenos defeitos e detalhes. Algumas pessoas até alegam que isso é a falta de interação com seres humanos. Esse é um dos principais sinais de que algo foi gerado com base em ambientes artificiais. Você não encontra pequenos defeitos e defeitos na imagem.

É por esse motivo que sempre recomendo o uso de algum tipo de textura ou detalhes, adicionando esses aspecto mais sujo e que apresente marcas de uso em ambientes 3D.

Como adicionar esse tipo de detalhes em objetos 3D?

A melhor forma é o com o uso de texturas especialmente preparadas para atingir esse tipo de efeito visual.

Quer fazer o download de uma pequena coleção de texturas que já apresentam esses detalhes? Um artista chamado David Gruwier compartilhou no seu website um conjunto de arquivos de texturas prontos para esse tipo de situação.

Você encontra texturas próprias para realizar a configuração de superfícies com:

  • Sujeira
  • Manchas
  • Ranhuras

O material está em resolução mediana com os mapas em tamanho de 2048 por 2048, perfeito para uso em ambientes de jogos ou outros projetos relacionados com arte digital.

Uma das vantagens dessa coleção é que o artista liberou o link para download direto, então você não precisa necessariamente fazer nenhum tipo de cadastro. O download do material é direto!

Aproveite para usar esse tipo de mapa nos seus projetos relacionados com animação ou jogos. O nível de realismo atingido por superfícies 3d que tenham esse tipo de detalhe é impressionante.

A licença de uso das texturas é Creative Commons zero, o que significa que são todas de domínio público. Você pode usar o material para qualquer projeto, inclusive os que possuem objetivos comerciais.

Aprendendo a usar texturas

Ainda não faz idéia de como usar essas texturas em projetos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com o uso desse tipo de recurso. Aqui estão alguns dos cursos que podem ajudar você: