As aplicações do Blender como ferramenta para visualização em arquitetura ganham cada vez mais espaço, principalmente quando associadas com o hardware certo para determinados projetos.

Veja o caso desse projeto criado pelo renomado artista Enrico Cerica. Ele é bem conhecido entre a comunidade de artistas que trabalham com arquitetura.

Seus projetos remontam ainda dos dias em que praticamente só tínhamos o YafaRay como opção para renderizar arquitetura.

O projeto consiste em uma cervejaria e bar na Bélgica que foi totalmente modelado no Blender e renderizado com o Octane Render. Esse é um render que faz uso de recursos como aceleração por GPU para encurtar o tempo de processamento das imagens.

Um dos grandes destaques do projeto é a quantidade de ângulos e detalhes que o autor conseguiu adicionar. Isso graças a um excelente conjunto de hardware usado no desenvolvimento do material.

Segundo o autor do projeto foram usadas as seguintes placas para acelerar o render:

Só no pequeno conjunto de placas 1070 ligadas em SLi o autor já conta com 5760 núcleos CUDA. Isso já garante um incrível poder de processamento para gerar as imagens.

Ainda com todo esse poder de processamento, as imagens levaram em média entre 2–3 horas para renderizar. O que mostra a complexidade e quantidade de informações que cada equipamento precisa lidar.

Sem o uso de hardware adequado para criar as imagens é bem provável que o artista precisaria escolher apenas um conjunto pequeno de imagens, pois o tempo de render seria inviável para a quantidade de imagens geradas.

Para conferir mais imagens desse projeto, recomendo visitar o link que leva até os fóruns BlenderArtists em que o artista compartilhou mais imagens. É um excelente exemplo de como trabalhar com arquitetura no Blender.

Esse é mais um excelente exemplo de como o Blender pode ser aplicado em projetos relacionados com visualização para arquitetura, que possui uma aplicação comercial imediata. Você pode começar a trabalhar com esse tipo de material e encontrar aplicações comerciais rapidamente.

Usando o Blender para arquitetura

Quer aprender criar imagens 3d relacionadas com arquitetura no Blender? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com a criação de maquetas eletrônicas e arquitetura: