Ao longo dos últimos anos o design de móveis e objetos relacionados com madeira dos softwares especializados na criação de objetos 3D. Hoje é muito fácil preparar um projeto de móvel ou marcenaria em ferramentas gratuitas como SketchUp ou Blender. E assim economizar um bom tempo fazendo a pré-visualização do seu móvel.

É possível até mesmo adicionar o objeto em ambientes reais fazendo com posição digital.

Você utiliza ferramentas digitais para trabalhar com design de móveis ou marcenaria? Caso faça uso de ferramentas digitais, aproveite para colocar em prática alguns dos conceitos apresentados por esse incrível painel com tipos de juntas de encaixe para madeira.

O painel é um arquivo PDF que pode ser impresso, mostrando como trabalhar com 50 tipos de encaixes para madeira que não necessitam de nenhum parafuso ou prego para fixação.

Esse é o tipo de “tecnologia” usada por algumas das culturas que dominam a construção com madeira, sem nunca terem usado nenhum tipo de artifício ou recurso para manter as partes diferentes da madeira conectadas.

Um exemplo desse tipo de aplicação são as construções orientais, em que diversos templos e residencias feitas totalmente em madeira usam apenas encaixes, sem nenhum tipo de parafuso ou prego.

Se você pretende trabalhar com design de móveis ou marcenaria, é um excelente recurso para ter sempre à disposição nos seus projetos. Mesmo que não seja o método principal adotado para criar as conexões das peças.

O material é de autoria de Meredith Scheff-King e está disponível em uma licença Creative Commons de atribuição.

Aprendendo a trabalhar com design de móveis

No EAD – Allan Brito você aprende a trabalhar com o design de móveis e objetos usando softwares como o Blender ou SketchUp. Essas ferramentas ajudam em todos os estágios do projeto, seja na sua concepção final ou mesmo na apresentação e vendas.

Mesmo que você escolha apenas trabalhar com o SketchUp, é possível aproveitar os modelos 3d para renderizar vistas realistas no Blender Cycles.

O processo completo de design pode ser realizado com softwares totalmente gratuitos: