Quando você está começando o desenvolvimento relacionado com um projeto de jogos, muita coisa pode acabar aparecendo como requisito no seu projeto. Seja a necessidade de adicionar elementos para os quais você não havia feito nenhuma previsão ou recursos tecnológicos que impedem o desenvolvimento.

Um dos pontos que gera muitas dúvidas entre criadores de jogos iniciantes é a configuração de um projeto envolvendo mundos “online”. Isso demanda configurar servidores e preparar uma infra-estrutura para a qual muitos artistas com conhecimentos em jogos não estão preparados.

Seria muito interessante ter um projeto pronto com o código-fonte para fins de consulta e aprendizagem. Assim uma boa parte da pesquisa relacionada com o desenvolvimento do projeto poderia ser evitada.

Quer fazer o download do código-fonte para um jogo de estratégia completo para iOS? Um desenvolvedor chamado shankqr compartilhou no reddit, um projeto de jogo de estratégia com o lado cliente (apps para iOS) e servidor. Todo o código do jogo está disponível para download.

Esse é o tipo de recurso que pode literalmente mudar a maneira como você pensa na produção dos seus jogos, pois o lado da interação com o servidor é uma das partes mais desejadas por criadores de jogos. Nesse caso, já está tudo pronto!

A licença para uso do material é GPL. Isso significa que você pode aproveitar o material compartilhado, mas caso queira aplicar os mesmos códigos no seu projeto será necessário distribuir o conteúdo da mesma maneira que você conseguiu.

Você tinha um projeto de jogo que faria uso de servidores mas não sabia por onde começar? Use esse incrível recurso para aprender e conhecer como configurar esse ambiente.

Aprendendo desenvolvimento de jogos

Quer aprender a trabalhar com desenvolvimento de jogos digitais?

No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com o desenvolvimento de jogos digitais que podem ajudar você. Desde cursos que trabalham com a parte do processo criativo dos jogos:

Até os relacionados com a área mais técnica e aplicada dos jogos digitais. É possível escolher a plataforma e criar jogos usando Blender, Unity ou Unreal: