As chamadas engines gráficas estão tomando de assalto o mercado de visualização para arquitetura, e em um futuro não muito distante será mais fácil encontrar projetos que sejam apresentados apenas em softwares como a Unreal Engine, Unity ou outros. Hoje a balança ainda pende para o render tradicional, mas o barateamento das placas de vídeo deve desequilibrar a balança.

É por esse motivo que sempre recomendo para os meus alunos e leitores que o momento de investir nesse tipo de software é agora, pois a tendência é que a demanda cresça no futuro. Assim você já vai estar preparado(a) para quando os potenciais projetos ou oportunidades surgirem.

Saber usar ferramentas como a Unreal Engine não é suficiente, você precisa também conseguir montar uma boa biblioteca de recursos para usar com essas ferramentas.

Quer fazer o download de um material pronto com grama animada para a Unreal Engine? Foi exatamente isso que um artista chamado Andrew Hurley produziu e compartilhou nos fóruns da Epic Games.

Você pode fazer o download do recurso para uso direto em superfícies na Unreal Engine. Uma das grandes vantagens desse recurso de grama, é que você pode criar ambientes externos com animação. Como a grama nesse material já está se movendo graças a uma simulação de vento, o realismo da cena será potencializado.

O arquivo está hospedado em uma conta do Google Drive do artista, portando você deve fazer o download o quanto antes, pois o link para o recurso pode ser removido a qualquer momento! O material está otimizado para funcionar com a Unreal Engine na sua versão 4.16.

Caso você ainda esteja montando sua biblioteca de recursos para a Unreal Engine, esse é um item que não pode faltar! Principalmente para os casos em que você precisa trabalhar com ambientes externos.

Aprendendo a usar a Unreal Engine

Quer aprender a usar a Unreal Engine para os mais variados projetos? No EAD – Allan Brito você encontra cursos relacionados com a Unreal Engine para projetos de jogos e também arquitetura. Além dos cursos específicos sobre a aplicação da Unreal em arquitetura é possível também aprender como funcionam os Blueprints.

Que são os blocos responsáveis pela lógica dos jogos na Unreal. Essa é a lista de cursos disponíveis: