Entre os principais recursos que você deve ter sempre à disposição para criar projetos em 3d estão os objetos tridimensionais e as texturas. Sem o uso de texturas adequadas, o seu projeto corre do risco de não conseguir apresentar o contexto ideal.

Nesse sentido as chamadas texturas do tipo PBR são um grande recurso.

As chamadas texturas do tipo PBR ajudam na composição de projetos 3d realistas pois oferecem uma grande gama de mapas para ajuste das texturas. É o caso de mapas para os canais Diffuse, Normais, Displacement e reflexões. Quando você soma todos esses mapas em um único material, as chances de conseguir bons resultados são muito grandes.

Alguns softwares 3d já estão preparados para uso dessr tipo de recurso, e mesmo que você faça uso de alguma ferramenta que não disponha de tantas opções relacionadas com aplicação de texturas, ainda assim é importante ter uma biblioteca de texturas com boa variedade de mapas.

Quer fazer o download de texturas gratuitas em resolução 5k? Um artista chamado Miloš Belanec compartilhou diversas texturas, prontas para uso em sistemas PBR. As imagens estão com excelente resolução, apresentando 5000 x 5000 pixels em tamanho.

Para fazer o download do material você precisa apenas visitar o perfil do artista no Artstation e conferir o link direto para download dos arquivos. O download é direto sem a necessidade de fazer nenhum tipo de cadastro no web site.

Você só deve tomar cuidado ao usar esse tipo de textura em projetos relaiconados com jogos digitais, pois o tamanho dos arquivos não está otimizado para uso em ambientes de render em tempo-real. Nesse caso será preciso redimensionar as imagens para que elas fiquem com 4096 pixels, que é mútiplo de 2.

Caso você não faça isso a própria engine será forçada a realizar a conversão, o que pode deixar a aplicação mais pesada.

Aprendendo a usar texturas

Quer aprender a usar esse tipo de textura em projetos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que ajudam na composição e aplicação das mais diversas texturas: