Já houve uma época em que animações de multidões eram consideradas assunto relegado apenas a grandes produções com orçamento suficiente para pagar por softwares absurdamente caros. Mas, com o passar do tempo a tecnologia foi se tornando mais acessível e barata.

Se você é usuário do Maya e gostaria de criar animações de multidões, existe uma opção ao mesmo tempo poderosa e gratuita que pode ser aplicada nos seus projetos. Caso você não conheça, recomendo uma visita ao site do Goalem 6 que permite animar centenas e milhares de personagens ao mesmo tempo.

Com a versão PLE (Personal Learning Edition), você consegue usar os recursos do software de maneira gratuita.

Só para você ter uma idéia de como esse software é usado nos mais variados projetos, o Goalem é usado em projetos de jogos AAA e também seriados e filmes.

Quer alguns exemplos? O software foi usado para fazer simulações em Game of Thrones, Halo Wars 2 e no recente filme Hacksaw Ridge. Esses são apenas alguns dos exemplos de projetos que fizeram uso do Goalem no Maya.

O simples fato de ter esse tipo de ferramenta como opção para criar seus projetos é uma grande vantagem para alguns projetos. Você pode tranquilamente criar diversos cenários em que centenas de personagens realizam uma tarefa, ou ajudam na contextualização de uma cena.

Sem o uso desse tipo ferramenta você teria uma incrível quantidade de trabalho para conseguir realizar simulações com apenas algumas dezenas de personagens.

Aprenda a fazer animação 3D

Aprenda a fazer animação 3d usando os mais variados tipos diferentes de softwares como o Blender, 3ds max e outros. No EAD – Allan Brito é possível encontra cursos relacionados com rigging, animação e render. Será possível adquirir as habilidades necessárias para conseguir realizar os mais diferentes tipos de projetos.

Aqui estão os cursos recomendados para aprender animação: