As recentes alterações feitas no modo com que alguns softwares 3D são licenciados, está fazendo com que muitos artistas abandonem ferramentas como o 3ds max para procurar alternativas. Para conseguir migrar todo o seu fluxo de trabalho para outros softwares, alguns artistas dependem de um pequeno ecossistema de ferramentas que funcionam em paralelo.

É o caso do V-Ray em conjunto com o 3ds max. Para determinados artistas digitais é imperativo que a substituição do 3ds max não implique na perda do V-Ray.

Quem opta pelo Blender como alternativa ao 3ds max para arquitetura encontra total compatibilidade com o V-Ray. O suporte para o software é oferecido pela própria empresa que desenvolve o V-Ray, o Chaos Group.

Quer ver um exemplo de projeto que foi modelado no Blender e renderizado com o V-Ray?

Um artista polonês chamado lumiluma compartilhou nos fóruns BlenderArtists um projeto que usou a versão do V-Ray compartível com o Blender, para criar a renderização de uma sala de convivência.

É um projeto simples, mas que mostra o que o software pode fazer para ajudar no desenvolvimento de visualização para arquitetura.

Outra vantagem em conferir esse projeto em particular, é que o autor do material compartilhou os ajustes usados no V-Ray para conseguir chegar na qualidade apresentada na imagem. Isso deve ajudar muito os artistas que estão considerando migrar do 3ds max para o Blender por causa do V-Ray.

Ao visitar a página do fórum você vai perceber que os ajustes para o Irradiance Map, Image Sampler e Light Cache estão todos lá! Basta uma rápida consulta ao painel de render do V-Ray no Blender para conferir todos os ajustes.

Para quem decidir fazer a migração, será preciso usar o V-Ray na sua versão standalone para conseguir renderizar do Blender. A vatagem dessa versão é que ela é independente do software. Então, se no futuro você decidir não usar o Blender, poderá manter o V-Ray como base para gerar as suas imagens.

Usando o Blender para arquitetura

Quer começar a usar o Blender para produzir visualização para arquitetura? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos especializados apenas na produção de material para arquitetura usando o Blender: