Um tileset é algo de extrema importância para qualquer desenvolvedor de jogos trabalhando em projetos 2D. Ao criar bons tilesets é possível produzir cenários de maneira totalmente procedural.

Nos cenários procedurais é possível gerar tudo com base em scripts e ter infinitas possibilidades em relação ao level design.

Seu jogo pode até se adaptar ao que seu jogador realiza nos cenários e adicionar obstáculos oi desafios dinâmicos.

Mas, para conseguir todos esses benefícios você precisa necessariamente de um tileset funcional. Como produzir um desses recursos?

Quer fazer o download de um tileset gratuito que pode não só servir como base para seus jogos, mas também de referencia ao aprendizado sobre a produção dos seus próprios tilesets?

No Open Game Art você vai encontra um tileset compartilhado por um artista chamado OnixGames que representa o estúdio com mesmo nome.

A coleção é composta por:

  • 4 tillemaps em resolução 64 x 64: São quatro tipos diferentes de mapas com cenários para selva, ruínas de cidades, terror e madeira.
  • 4 planos de fundo que se enquadram com cada um dos contextos dos tilemaps
  • 4 objetos para cada um dos cenários contendo portas, árvores e mais.
  • 4 arquivos de exemplo feitos no

Os arquivos de exemplo foram todos feitos no Construct, mas isso não significa que você precise necessariamente usar o software para aproveitar o material. Se a sua Engine oferecer suporte a produção de jogos 2D, você poderá usar o material sem grandes problemas.

A licença de uso dos arquivos é Creative Commons Zero, o que significa em outras palavras que é tudo de domínio público. Você pode usar os arquivos como base para estudos e produção dos seus próprios mapas, ou então aplicar os mesmos em projetos comerciais.

Aprenda a fazer jogos digitais

Quer aprender a fazer jogos digitais em duas e três dimensões? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que ensinam a trabalhar com a produção de jogos usando diversos softwares diferentes: