Entre os softwares para os quais eventualmente compartilho recursos aqui no site, um deles estava ausente já faz um bom tempo. O software que me refiro é o Cinema 4D. Sempre recendo e-mails de leitores interessados em mais material sobre o software.

Hoje compartilho uma coleção de arquivos direcionada especificamente para os artistas usando o software. Caso fosse compartilhado de forma diferente, seria um recurso incrível para outros artistas, mas a natureza do arquivo faz dele um material próprio apenas para artistas usando o Cinema 4D.

É uma coleção de 50 texturas seamless para pisos do tipo parquet. O arquivo base das texturas soma um total de quase 180 MB.

Mas, por qual motivo apenas usuários do Cinema 4D podem usar o recurso? O download é sim gratuito, mas o conteúdo está todo organizado em um formato de arquivo do tipo lib4d.

Esse é o formato usado pelo Cinema 4D para armazenar e organizar bibliotecas de materiais e recursos. Isso ajuda muito os artistas usando o software, mas torna o acesso ao material difícil para quem não possui o software.

Então, você pode fazer o download do arquivo e usar o material sem nenhuma restrição. Mas, para ter acesso aos arquivos com a coleção de texturas para pisos do tipo parquet será necessário o Cinema 4D para extrair os arquivos.

Se você inda quiser fazer o download, mesmo não tendo o Cinema 4D, fique avisado que poderá ser difícil extrair o material sem o software. Uma solução seria fazer o download da versão Demo, para conseguir extrair as imagens.

Aprendendo a usar texturas

Quer aprender a usar texturas como essas nos seus projetos relacionados com arquitetura, jogos e animação? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com a produção, uso e configuração de texturas como essas.

Os cursos abrangem diversos softwares indo do Photoshop até a Unreal Engine: