Os artistas digitais que trabalham com animação precisam lidar um diversos formatos para plataformas móveis, streaming e distribuição física. Algumas vezes seu projeto demanda apenas um formato principal, mas quando é preciso criar material para múltiplas mídias você acaba ficando refém de infinítas exportações, conversões e manipulação de vídeo.

Quem já teve a experiência de trabalhar com vídeo sabe o quanto esse processo pode demorar, principalmente se o hardware usado não for dos mais recentes.

Alguns meses atrás conheci um artista que trabalhava com vídeo que tinha um processo de criação curioso, pois demandava muito tempo. Ele precisava criar vídeos em múltiplos formatos:

  • MP4 (H264 AVC)
  • MP4 (H265 HEVC)
  • MOV (H264)
  • MP3 (Apenas o áudio dos vídeos)

Para conseguir criar todos esses arquivos, o artista fazia o seguinte no Adobe Premire:

  1. Criava um projeto no Adobe Premiere
  2. Configurava o Adobe Media Encoder para exportar cada um dos formatos
  3. Aguardava pela criação de cada vídeo, que demorava em torno de 6 horas cada (12 horas no total)

Apresentei para o artista a opção de fazer todo o processo usando uma ferramenta gratuita e de código aberto chamada Avidemux.

Qual a vantagem em usar o Avidemux?

No software você pode pegar um arquivo fonte, que inevitavelmente precisa ser criado e converter o mesmo para múltiplos formatos. No Avidemux existe um modo de processamento de vídeo chamado de cópia. Isso faz com que o container do vídeo seja alterado sem necessidade de reprocessar o material.

Tudo é feito em tempo muito mais curto do que as 6 horas necessárias para gerar o mesmo arquivo no Adobe Media Encoder.

Outra alternativa para conseguir processar vídeo de maneira gratuita em múltiplos formatos é o incrível Handbreak. Essa ferramenta é um verdadeiro canivete suíço quando o assunto é conversão de vídeo. Ele apresenta um pouco mais de opções em relação ao Avidemux, mas se integra muito bem no arsenal de qualquer artista trabalhando com vídeo.

Se você trabalha com vídeo, as duas ferramentas são essenciais para conversão e produção de material em vídeo.

Aprenda a fazer animação e vídeos

Quer aprender a fazer animação e vídeo para seus projetos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com animação e edição de vídeo: