Algumas semanas atrás compartilhamos no site uma biblioteca gratuita de texturas do tipo parquet, voltadas especificamente para o Cinema 4D. A coleção de texturas estava em excelente resolução e apresentava grande variedade de imagens são de grande ajuda para qualquer projeto de interiores.

O mesmo website que tinha compartilhado as texturas gratuita de pisos do tipo parquet, agora está oferecendo texturas de concreto no formato do Cinema 4D. Caso você seja usuário do Cinema 4D e queira aproveitar o recurso, o download é imperdível, pois a resolução e qualidade das texturas é excelente.

No total são 30 texturas de concreto em formato seamless, em que você pode trabalhar com tiling e sem bordas aparentes nas imagens. A resolução das texturas é 4k (4096 x 4096). Elas funcionam muito bem para projetos de arquitetura, animação e jogos.

Mas, infelizmente o acesso ao material para quem não trabalha com o Cinema 4D é complicado, pois as texturas estão no formato LIB4D que só pode ser aberto usando o Cinema 4D.

Mesmo que você faça o download da versão demo do software, apenas para ter acesso ao material será complicado extrair as texturas. O problema nesse tipo de situação é que a versão demo limita a extração de recursos de bibliotecas de materiais.

Então, é preciso uma versão completa do software para conseguir usar as texturas de concreto. Só com o Cinema 4D mesmo! Aviso isso para orientar os artistas que provavelmente devem fazer download da biblioteca de texturas gratuitas e não conseguem extrair o material.

Infelizmente, você precisa do Cinema 4D para aproveitar na totalidade o conteúdo.

Eventualmente os autores das texturas devem converter o material para outras plataformas, e aumentar a sua visibilidade. Pois, focando apenas no uso de uma ferramenta para compartilhar esse material, o número de artistas digitais que podem usar o conteúdo é limitado.

Aprenda a usar e editar texturas

Quer aprender a editar e usar texturas como as compartilhadas nessa coleção? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com a edição e uso de texturas para os mais diferentes projetos: