Os artistas digitais que fazem uso do Blender Cycles para renderizar seus projetos sabem muito bem como a escolha do número de samples, pode determinar a qualidade do seu render. Mas, além da qualidade os samples também determinam o tempo necessário para finalizar o render de um projeto.

Em arquitetura é comum encontrar projetos que demandam de algo em torno de 2000 samples para conseguir gerar imagens sem nenhum tipo de granulação. Isso é, renders “limpos” que podem ser tranquilamente enviados para clientes e usados em apresentações diversas.

Um recurso do futuro Blender 2.79, que está para ser lançado promete ajudar em muito no desenvolvimento de projetos no Cycles com valores reduzidos de samples. Esse recurso é o denoiser. Com essa ferramenta localizada no mesmo painel dos render layers você pode aplicar um leve efeito de blur nas imagens.

O resultado é que renders com quantidades pequenas de samples acabam gerando resultados praticamente sem nenhuma granulação.

Veja o exemplo a seguir, em que faço a renderização de uma cena usando 300 samples. Isso gera uma quantidade razoável de granulação na imagem. Logo depois o mesmo render sem nenhum tipo de granulação.

Percebeu a diferença no acabamento dos dois renders? A imagem com o recurso denoiser é capaz de gerar imagens com uma incrível qualidade e menos tempo de render. No exemplo exibido a seguir foram usados apenas os valores padrão do denoiser sem nenhum tipo de ajuste, basta acionar a ferramenta.

O impacto no tempo de render é mínimo, algo em torno de 5% do tempo necessário para gerar a imagem sem o recurso habilitado. Isso se deve ao fato to denoiser funcionar na seqüência da renderização. Você pode observar o processo “limpando as imagens” logo depois que o Cycles gera cada bloco de render.

Mas, é preciso tomar cuidado com o uso em excesso do denoiser pois isso pode acarretar a perda de detalhes das imagens. No final você pode acabar ficando com um render borrado.

Aprenda a usar o Blender Cycles

Quer aprender a renderizar projetos com o Blender Cycles? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com renderização e criação de imagens usando o Cycles: