Alguns recursos e bibliotecas gratuitas de materiais e modelos 3d que encontramos na web, podem não ter aplicação direta no momento em que as encontra. Mas, ainda assim é interessante fazer o download, classificar e deixar as mesmas disponíveis para referência futura.

Esse é o caso de uma pequena coleção de modelos que compartilho com você nesse artigo.

Um artista chamado QuaterniusDev compartilhou no reddit uma pequena coleção com cinco modelos 3d de animais low poly, todos com animações e prontos para serem usados em projetos de jogos digitais. Além de ser um excelente recurso para fins de aprendizado, você pode aproveitar os mesmos nos seus jogos.

O único ponto negativo da coleção é a qualidade das animações, que poderia ser um pouco mais fluidas. Mas, o artista também compartilha os arquivos fontes de cada modelo. Isso facilita o processo de edição e ajuste, caso você precise editar e melhorar o material.

Todos os modelos 3d estão disponíveis nos formatos OBJ, FBX e Blend. A fonte do material é o Blender, então se você usa o software que quiser editar as animações o processo será rápido.

Mas, e se você não quiser editar os arquivos? Simples, basta usar os FBX para importar os modelos 3d diretamente para engines como o Unity ou a Unreal Engine. Então, você terá animais em 3d low poly prontos para participar do seu próximo jogo.

Outro ponto positivo para a coleção de modelos 3d é a sua licença de uso. O artista está compartilhando tudo em creative commons zero o que em outras palavras significa que tudo é de domínio público! Você não precisa se preocupar nem em atribuir créditos ao autor nos seus jogos.

Como comentei no início do artigo, esse é o tipo de recurso que pode não ser útil de imediato, mas no futuro acaba ajudando no desenvolvimento de algum jogo que precise de animais 3d com poucos polígonos. Mesmo que você não faça uso do material, aproveite os mesmos para estudar e desenvolver seus próprios assets.

Crie modelos 3d para jogos digitais

Quer desenvolver seus próprios modelos 3d para jogos digitais? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com o desenvolvimento de objetos 3d para aplicação em jogos: