Você já ouviu falar sobre o termo fotogrametria? É uma técnica que permite extrair informações valiosas de múltiplas imagens. Essas informações são de grande utilidade para artistas digitais, pois você pode criar texturas com base as imagens e também reconstruir os objetos em 3D.

O procedimento envolve capturar múltiplas imagens de um objeto ou cenário em particular, passar as imagens por um processo específico para fotogrametria e depois extrair as informações. No final você pode ter modelos 3d completos e até mesmo texturas PBR do tipo seamless.

Você quer aprender a fazer fotogrametria? Incluindo a lista completa de softwares necessários para fazer a parte de processamento das imagens?

Na página da Unity você encontra um livro digital gratuito sobre fotogrametria, apenas em inglês, apresentando no total 96 páginas com todos os detalhes necessários para aprender e usar fotogrametria.

O livro começa com a lista de equipamentos necessária para conseguir criar qualquer projeto relacionado com fotogrametria. Portanto, é um excelente ponto de partida para qualquer pesquisa ou iniciativa relacionada com o desenvolvimento de projetos de desconstrução baseada em imagens.

Você encontra ao longo das páginas do livro até mesmo orientações sobre as marcações necessárias para cada tipo de cenário. Por exemplo, os pontos de referência necessários nos ambientes para posterior identificação nos softwares que devem processar as imagens.

Outro ponto not interessante do material são orientações específicas sobre o uso de drones para captura de grandes objetos. O uso da técnica permite a reprodução até mesmo de grandes estruturas como edificações!

Aproveite para fazer o download desse livro gratuito para adicionar a fotogrametria como umas das suas técnicas, seja para criar modelos tridimensionais de imagens ou texturas. É um recurso extremamente valioso para artistas 3D.

Já mencionei que é gratuito?

Aprenda a trabalhar com texturas e fotografia

Quer aprender a criar texturas e materiais para os mais variados tipos de contextos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que ensinam a lidar com imagens, desde a sua captura e processamento até a configuração em superfícies 3D.

Esses são os cursos que podem ajudar você a configurar texturas e imagens: