A escolha da trilha sonora para projetos de animação e vídeo envolve muita pesquisa e seleção de material para os artistas envolvidos. Você precisa encontrar uma boa música com o contexto certo. Nessa categoria de material as músicas instrumentais são as mais procuradas, pois são as mais fáceis de integrar.

Um músico chamado Mrloop compartilhou no Reddit um link para suas próprias músicas instrumentais, que você como artista digital não pode deixar de copiar. No total são mais de 1000 músicas para download, que são perfeitas para os mais variados tipos de projetos. Pode ser um vídeo no Youtube, ou então a apresentações 3d.

O ponto positivo das músicas instrumentais é a sua flexibilidade na adaptação para os mais diferentes contextos. Seja uma animação relacionada com arquitetura ou então aberturas de jogos digitais. Se você tiver uma música instrumental que esteja no ritmo certo, ela será muito melhor para realçar a percepção geral da cena.

Qual o ponto negativo? Será preciso classificar e ouvir as músicas para identificar a trilha certa para cada situação. Existem músicas para todos os tipos na coleção, desde as mais calmas até ritmos eletrônicos frenéticos! Você vai precisar separar um tempo para conseguir separar cada tipo.

Recomendo fazer uma pequena planilha com os respectivos tipos e classificação pessoal de cada música.

Qual a licença de uso dos arquivos? O autor compartilhou o material com uma licença creative commons de atribuição. Isso significa que você precisará dar crédito no projeto ao autor, caso a sua música seja usada. Isso é simples de realizar! Basta adicionar um pequeno texto nos créditos do vídeo ou jogo com o nome do autor da música.

Você precisará fazer o downloa das músicas usando o arquivo torrent (legal) criado pelo autor. Pode demorar um pouco para que seja concluído, mas é uma fonte de material relacionado com músicas inestimável!

Aprenda a trabalhar com animação e músicas

Quer aprender a usar esses arquivos de músicas em projetos relacionados com animação, jogos e vídeo? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que ensinam não só o tratamento, mas a montagem de vídeo e animação: