Nos seus primeiros projetos relacionados com edição e montagem de vídeo usando softwares como After Effects, Premiere, Final Cut e outros você vai perceber a importância dos assets. As situações e contextos podem ser as mais diversas, desde um pequeno documentário ou vídeo para o Youtube. Em algum momento você vai sentir falta desses recursos.

Pode ser uma transição ou plano de fundo para uma explicação em texto. Os assets ou stock footage são um recurso indispensável para quem trabalha com edição de vídeo ou produção de material audiovisual. Boa parte das bibliotecas de recursos online são pagas, principalmente as que dispõe de material em alta resolução como 4K.

Você quer fazer o download de vídeos, transições, efeitos e outros recursos para montagem de vídeo? Um artista chamado footageforfree que é bem significativo dado o contexto, compartilhou uma lista com mais de 3000 desses recursos em uma publicação do Reddit.

Tudo está separado por categorias e pode ser aplicado nos mais diferentes tipos de projetos. Para ter acesso aos arquivos sequer é necessário fazer cadastro ou registro, basta escolher o a animação desejada e realizar o download.

Os arquivos estão com codec H264 usando container MP4, o que torna o material compatível com praticamente qualquer editor de vídeo moderno.

Como ponto negativo da coleção está o fato de que você não pode copiar tudo de uma só vez! É preciso visitar a página de cada um dos recursos, para acionar o respectivo download. No próprio post você encontre algumas pessoas solicitando um arquivo único, mas o autor não preparou esse tipo de link.

Aproveite enquanto os recursos estiverem disponíveis, pois a qualquer momento o artista pode alterar a licença de uso, ou links. No momento em que esse texto está sendo publicado já realizei o download da grande maioria, e posso garantir o funcionamento dos links.

Já mencionei que é tudo gratuito?

Aprenda a trabalhar com animação e vídeo

Quer aprender a usar recursos como esses para criar animação e vídeo? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com a produção de material em vídeo ou animação: